Fechar
Publicidade

Setecidades

Publicado em domingo, 3 de agosto de 2014 às 07:00 Histórico

Festa Italiana reúne amantes da gastronomia no Fundação

As cores verde, vermelha e branca invadiram o primeiro dia da 22ª Festa Italiana de São Caetano. Luzes, trajes típicos, música ao vivo e, principalmente, a gastronomia atraíram em torno de 7.000 pessoas, ontem, à Praça Comendador Ermelino Matarazzo, no bairro Fundação. “É a continuação do aniversário de 137 anos da cidade. Esperamos que seja um sucesso, principalmente para as entidades, que estão aqui para angariar fundos”, afirma o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Entre as 24 barracas que esbanjam criatividade, a italiana Margherita Biasi Corsi comanda a das instituições Lar Bom Repouso e Anália Franco, que atendem moradores de rua. O prato mais pedido é o penne rigatti ao molho de tomate caseiro com calabresa. “A receita é legítima da minha nonna”, salienta Margherita. O espaço conta com ajuda de mais de 50 voluntários.

Tradição há mais de 22 anos, a celebração está presente há uma década na vida do casal de São Bernardo Hatsue Kaneko, 44, e Maurício Monteiro de Britto, 45. “Trouxemos o meu filho Lucas quando ele tinha apenas um mês. Hoje ele tem 7 anos. É um costume da família”, afirma Hatsue, que não deixa de embalar pacote para viagem de crostolis, doce crocante com açúcar e canela da Terra da Bota. A cunhada Andrea Monteiro de Britto, 44, mora na Espanha e veio visitá-los. Ela comemorou que a viagem calhou na data da festa. “Não posso sair sem comer fogazza.”

A iniciativa também dá exemplo de diversidade. As amigas Dolores Parra, 75, e Marlene Pereira, 64, moradoras do município, apreciam a pêra ao vinho da barraca do Fundo Social de Solidariedade. O espaço chama atenção pela decoração, similiar a cantinas do país europeu. “A receita é do meu avô espanhol, mas neste ano também estamos com a novidade do espaguete ao molho ragu de pato, típico da Itália”, finaliza Graça Pinheiro, primeira-dama e presidente da entidade.  



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC