Política Titulo Novela
Projeto de Marinho por aeroporto não decola
Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
22/12/2012 | 07:55
Compartilhar notícia


O audacioso projeto do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), de trazer um aeroporto para a cidade termina 2012 sem um desfecho. O petista encaminhou a matéria à presidente Dilma Rousseff (PT), o que foi revelado com exclusividade pelo Diário. A chefe da Nação analisa a proposta. Confiante em receber resposta positiva, Marinho atribui a localização do município como diferencial para ter sucesso na investida.

"Continuamos debatendo essa questão. Estamos aguardando a presidente Dilma, que está analisando as possibilidades de anúncio nesse setor. Estamos na expectativa de no primeiro semestre do ano que vem ter novidade", disse Marinho.

A princípio, o petista propôs a construção de um aeroporto de carga e aviação executiva, mas está disposto a modifica-lo se o governo federal tiver interesse numa estrutura comercial mais ampla.

O debate sobre a instalação de um terceiro aeroporto na Grande São Paulo começou em fevereiro, mas não avançou. O projeto foi debatido no Conselho de Desenvolvimento Metropolitano - formado pelos 39 municípios que compõem a região metropolitana do Estado. Além de Marinho, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD), também demonstra interesse em atrair um aeroporto.

A ideia da obra no Grande ABC é antiga. Desde a intensificação da produção industrial da região há propostas de construção de um terminal aéreo. A primeira foi apresentada em 1975 por funcionários da Pirelli, que encaminharam reivindicação à Prefeitura de Santo André.

Ainda na década de 1970, cogitou-se a instalação de um aeroporto em Rio Grande da Serra, mas o projeto foi vetado em razão da forte neblina na cidade. O assunto voltou à tona em 2007, quando o então prefeito Leonel Damo (à época no PV) alegou que o município reunia condições para acolher o aeroporto. A ideia foi engavetada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;