Economia Titulo Atividade
Economia da região está em ritmo lento, diz SCPC

Inadimplência cai, mas recuperação de crédito também recua, o que mostra menor consumo

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
01/08/2014 | 07:10
Compartilhar notícia


Ao mesmo tempo em que o cenário externo é preocupante, levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostra que a atividade econômica no Grande ABC anda em ritmo lento. É o que aponta Flávio Calife, economista da entidade, com base nos números de registros de inadimplência e de recuperação de crédito em seis dos sete municípios da região (só não foi incluído Rio Grande da Serra). Isso porque, embora tenha havido queda (de 3,3%) nas inclusões de não- pagamento no SCPC no primeiro semestre, na comparação com mesmo período do ano anterior, também houve retração significativa (de 8,2%) nas exclusões de registros (ou seja, quando os consumidores limpam o nome) pelas empresas credoras.

Calife destaca que, enquanto no Grande ABC a inadimplência diminuiu no acumulado dos primeiros seis meses do ano, no País houve elevação de 2,8% e, no Estado, alta de 0,1%. A redução poderia ser considerada algo positivo. No entanto, a recuperação de crédito caiu mais nos sete municípios do que a média nacional (-2%). “Se a gente vê os dois indicadores juntos, conclui que houve retração (em ambos) por causa da atividade econômica menor. Com o consumo em queda, há menos pessoas inadimplentes e com menos dívidas novas, e também menos pagamentos.”

Ele salienta que o menor número de exclusões também pode ter relação com o crescimento menor da renda, com o fechamento de postos de trabalho e dificuldades do financiamento, que ficou mais caro neste ano.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;