Setecidades Titulo Mulheres de peito
Programa estadual prevê realizar 1.000 mamografias em moradoras de S.Caetano
Renata Rocha
Especial para o Diário
30/07/2014 | 09:47
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Prevenir. Esse é o objetivo do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, que chegou ontem a São Caetano. A carreta móvel oferece exames de mamografia gratuitos e ficará por 15 dias na Rua Serafim Constantino, no Centro, em frente ao Terminal Rodoviário Nicolau Delic. No primeiro dia, 47 mulheres realizaram o teste. A meta é atender até 1.000 moradoras entre 50 e 69 anos sem necessidade de pedido médico. Pessoas fora dessa faixa etária também poderão realizar o procedimento com solicitação do profissional.

A solenidade que marcou a chegada da ação contou com a presença do coordenador dos Serviços de Saúde da Pasta estadual, Geraldo Reple Sobrinho, e do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB). “Em um ano, a carreta fez 18 mil exames, sendo 160 positivos. Foram cerca de 8.000 testes a mais que nos 300 postos fixos do Estado”, disse Reple Sobrinho.

Na região, o programa esteve duas vezes em Santo André, uma em Diadema e uma em Rio Grande da Serra. Ao todo, quatro carretas estão espalhadas pelo Estado. Além da que chegou a São Caetano, há outras em Itaquaquecetuba, Presidente Prudente e Aparecida. Segundo Reple Sobrinho, o quinto veículo entrará em funcionamento nos próximos dias, em Rio Claro.

“Quando vi que o governo estadual oferecia esse equipamento, pedi para que viesse à cidade. O trabalho de prevenção é muito importante. O melhor é que a mulher faz primeiro a mamografia e, se aparecer algo, é realizada ultrassonografia e biópsia, tudo na carreta. Daqui ainda a encaminhamos para o (Hospital Estadual) Mário Covas, que é referência”, garantiu o prefeito.

A previsão é que, por meio das unidades móveis, cerca de 60 mil mamografias a mais sejam realizadas por ano. “No hospital a burocracia é grande para conseguir o exame. Aqui, cheguei e já serei atendida”, disse a aposentada Leonor dos Santos Pesta, 78 anos.

A carreta atenderá de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Durante a semana serão disponibilizadas total de 50 senhas por dia e, aos sábados, 25. O resultado do exame fica pronto no mesmo local após 48 horas.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;