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Dívidas atingem 25% das pequenas indústrias
Simpi
30/07/2014 | 07:22
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A 16ª rodada do Indicador de Atividade na Micro e Pequena Indústria de São Paulo revela que, em junho, uma em cada quatro micro ou pequenas empresas industriais paulistas deixou de pagar alguma dívida (26%). Trata-se do maior índice registrado desde que a questão sobre o tema foi incluída na pesquisa, em outubro. Dentro desse universo, 13% dos entrevistados revelaram ter deixado de honrar seus compromissos com fornecedores, ante 6% na rodada anterior. Também é de 13% o volume dos que não efetuaram o pagamento de contratos firmados com instituições financeiras. Além disso, a pesquisa mostra que 44% das empresas do setor sofrem com inadimplência, 3% mais que em maio e, também, o mais alto índice registrado desde quando o estudo foi lançado. Para 24% dos entrevistados, os calotes comprometeram até 15% de seu faturamento.

Contudo, apesar do cenário de junho, os dirigentes das micro e pequenas indústrias estão otimistas, após a ‘parada técnica’ realizada durante o período da Copa do Mundo de Futebol. É o que revela o Índice de Expectativa, que assinala variação positiva de 15 pontos em relação à rodada anterior, movimento puxado pelas pequenas indústrias: 115 pontos em maio para 142 pontos em junho. A íntegra das 16 pesquisas realizadas pelo Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Tipo Artesanal do Estado de São Paulo) e Datafolha, desde março de 2013, estão disponíveis no site da entidade (www.simpi.org.br).

Certificação de Produtos e Serviços - A Certificação de Conformidade de Produtos e Serviços tem se tornado cada vez mais uma imposição do mercado atual, resultado das exigências dos consumidores que visam qualidade e preço justo. Trata-se de um assunto que interessa aos fabricantes, prestadores de serviços, consumidores e governos, já que é um indicador de que um produto ou serviço atende aos padrões de qualidade estabelecidos por normas técnicas ou outros instrumentos regulatórios. Em linhas gerais, cabe ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) desenvolver programas de avaliação da conformidade, nas áreas de produtos, processos, serviços e pessoal, compulsórios ou voluntários, que envolvem a aprovação de regulamentos. O braço desta autarquia federal em São Paulo é o Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo). Contudo, “só o selo do Inmetro não garante a qualidade de um produto ou serviço, até porque isso é obrigação da empresa”, alerta o técnico do Ipem-SP, Gilmar Araújo Nascimento. Mas, só o fato de o produto ou serviço de ter sido avaliado e aprovado através da verificação de observância das normas técnicas e legais aplicáveis já é um bom indício de que o fabricante ou fornecedor produziu ou trabalhou em conformidade com processo padronizado de qualidade, pré-requisito necessário para que o empreendedor consiga se manter num mercado que está cada vez mais seletivo e competitivo.

Marketing digital - Nos dias de hoje, grande parte das pequenas empresas está praticando marketing digital para, através das redes sociais e do e-commerce, fidelizar e ganhar mais clientes. Um bom site é a porta de entrada de sua loja na internet. “O site deve ser limpo e ir direto ao ponto, para conseguir passar aquilo que realmente interessa ao público”, avalia o professor de Marketing Digital Rodrigo de Almeida.  




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