Memória Titulo Memória
A arte que antecedeu o Sesc e as Fundações

Os salões de arte contemporânea de São Caetano, inaugurados na década de 1960...

Ademir Medici
29/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Os salões de arte contemporânea de São Caetano, inaugurados na década de 1960, anteciparam instituições nascidas para difundir e sacramentar a cultura na cidade, como o Sesc, a Fundação das Artes (criada em 1968) e a Fundação Pró-Memória.

Há 45 anos, em 1969, já sob a égide da Fundação das Artes, realizava-se o 3º Salão, de julho a agosto, no edifício da Associação dos Professores, então localizado à Rua Alegre, 497, na Vila Barcelona.

Foram selecionados 215 trabalhos. E obras de dois artistas que expuseram hors concours: Alberto Aliberti e Sinval.

O cartaz do 3º Salão de Arte Contemporânea de São Caetano foi concebido por Sinval Correa Soares e colocado em lojas de todo o Grande ABC.

Vapor Sully

Eles formaram a segunda leva de imigrantes italianos de São Caetano, que aqui chegaram em 1878, no Vapor Sully.

Família Ferrari

Ferrari Giusepe, agricultor, 33 anos; Ferrari Prima, 29; e cinco filhos: Raimundo, 9; Remigio, 7; Virginia, 3; Adalgisa, 2; e Ermelinda, 4 meses.

***

Família Gennari

Gennari Luciano, 35 anos, agricultor; Gennari Marcellina, 35; e quatro filhos: Ermínia, 10; Luigi, 8; Zelinda, 3; e Olinda, 2.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: POLUIÇÃO.

Visite exposição na Biblioteca Central da UMESP. Até 31 de julho;

blog do Cubinho: http://personagemcubinho.blogspot.com

Diário há 30 anos

Domingo, 29 de julho de 1984 – ano 27, nº 5583

Manchete – Semasa aumenta em 224% tarifa de água

Esportes – Espetáculo de Hollywood abre os Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Ribeirão Pires – Criadas as secretarias municipais, tomam posse amanhã os primeiros secretários municipais: Paulo Ferreira da Silva (Educação, Saúde e Relações Sociais); Keisuke Hamada (Obras e Planejamento); Onei de Figueiredo (Assuntos Jurídicos); e Carlos Barbosa (Finanças).

Em 29 de julho de...

1914 – Jornais noticiam o início da Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: a situação europeia; o conflito austro-sérvio; a declaração da guerra pela Áustria; a Rússia negocia diretamente com a Áustria.

A Itália esforça-se pela mediação junto à Alemanha para aceitar a proposta das quatro potências no conflito austro-sérvio: além da própria Itália e Alemanha, Inglaterra e França.

1959 – Cooperativa da Rhodia (atual Coop) inaugura sua segunda loja, na Rua Argentina, 227, Parque das Nações.

1969 – Prefeitos do Grande ABC realizam o quarto encontro, em Diadema, e criam o Gabinete Executivo, com representantes das sete prefeituras. Em debate, a assistência social e o problema das favelas. Encontrou começou às 20h e estendeu-se até a madrugada.

Santos do dia

- Santa Marta, Irmã de Lázaro. Viveu no século 1. As Escrituras contam que, em seus poucos momentos de descanso ou lazer, Jesus procurava a casa de amigos em Betânia, local muito agradável a apenas três quilômetros de Jerusalém. Lá moravam Marta, Lázaro e Maria, três irmãos provavelmente filhos de Simão, o leproso. Há poucas, mas importantíssimas citações de Marta nas Sagradas Escrituras

- Beatriz de Roma

- Olavo

Município Paulista

Aniversaria Porto Ferreira, fundado nesta data, em 1896, quando se separa de Pirassununga.

Falecimento:

Carolina Córdoba Alcântara

(San Fernando, Cadiz, Andaluzia, Espanha, 18-4-1924 – São Caetano 22-7-2014)

Dos seus 90 anos de vida, dona Carolina viveu 51 em São Caetano. Ela é mãe das cabeleireiras Cari, Fina e Pilar, de um tradicional salão de beleza da cidade, o Cari Internacional. E é avó materna do suplente de vereador Daniel Córdoba.

Foi em 1963 que ela partiu da Espanha. Embarcou no navio Cabo de San Vicente. Buscava vida nova de trabalho e esperança. Uma travessia do Atlântico que perdurou 16 dias, em companhia do marido, Manoel Fernandes Fuertes, e de cinco filhos: Manoel, Carlos e as três meninas.

Em São Caetano, sentiu-se acolhida pelas colônias espanholas, italianas e portuguesas. Apoiou esposo e filhos na fundação da empresa Furtes & Filhos Representações. Do mesmo modo, deu força às filhas na fundação do instituto de beleza.

Educada, atenciosa e elegante, dona Carolina foi uma das importantes representantes da colônia espanhola de São Caetano. Em reconhecimento, recebeu a placa de Mérito da Câmara, na presença de toda a família e colônia espanhola da cidade, momento inesquecível que muito a honrou.

Dona Carolina faleceu aos 90 anos. Está sepultada no Cemitério das Lágrimas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;