Diarinho Titulo Guinness
A arte de superar limites

Adultos, jovens e crianças podem entrar para o livro dos recordes com suas próprias habilidades

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
27/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Já imaginou dar 20 saltos de costas sobre uma barra (aquela manobra que as ginastas costumam fazer) em um minuto? Em 2012, a italiana Giulia Bencini, com 11 anos, marcou esse recorde e entrou para o Guinness World Records 2014 (Ediouro, 274 págs., R$ 84,90). O livro traz façanhas realizadas por crianças, jovens e adultos, além de curiosidades sobre animais, natureza e sociedade.

Qualquer pessoa que desafiar um limite nunca superado pode virar recordista. É o caso de Julian Pavone, que tornou-se, em 2012, o baterista profissional mais jovem aos 7 anos, 8 meses e 10 dias. “Precisei cumprir critérios, como ter determinado número de shows e CD à venda”, diz Julian, que mora nos Estados Unidos e se comunicou com o Diarinho por e-mail. Ele se inspira nos bateristas Ringo Starr e Gregg Bissonette.

Diversas habilidades podem garantir um certificado oficial do Guinness World Records. A facilidade com a Matemática, por exemplo, fez com que aos 13 anos a indiana Pryanshi Somani calculasse a raiz quadrada de um número de seis dígitos em 16,3 segundos.

Categorias que envolvem força e resistência só podem ser feitas por maiores de 16 anos. Menores de idade precisam da autorização do responsável.

COMO TENTAR?
Para tentar um recorde tem de se inscrever no www.guinnessworldrecords.com. Dá para fazer algo novo ou quebrar o de alguém. Se for aprovado, os avaliadores enviarão número de identificação e orientações. Depois, tem de provar que fez o desafio por meio de foto ou vídeo e enviar o testemunho de duas pessoas que não sejam amigos ou parentes. Se necessário, representantes do Guinness vão até o recordista para última avaliação. “Recebemos milhares de tentativas por mês”, diz a editora Renata Sturm, responsável pela edição brasileira.


Todos querem ser recordistas

Ser recordista é muito legal, na opinião de Wilker Cordeiro, 10 anos, de São Caetano. “Você sai no livro e todos passam a conhecê-lo. Mas o mais interessante é fazer algo que ninguém mais pode.” Wilker gostaria de entrar para o Guinness World Records ao construir a maior torre do mundo. “Teria de ser maior do que a Torre Eiffel.”

Para Sávio Delago de Almeida, 9, de São Caetano, deve ser difícil quebrar um recorde. “Tem de se esforçar muito para fazer algo diferente.” No entanto, se pudesse, o menino gostaria de ganhar o certificado como a pessoa mais rápida em uma corrida.

Nayane Luara de Oliveira, 9, de São Caetano, gostaria de aprimorar a técnica de fazer embaixadinhas e, quem sabe, parar no livro. Mas se pudesse ser astrônoma, ela iria atrás de outro desafio. “Queria ser a cientista que mais descobre planetas.” Andressa Castilho, 8, de São Caetano, acredita que não seria difícil ser a melhor em pular corda. “Só teria de treinar bastante.”

Os amigos se interessaram bastante pelo Guinness World Records 2014, principalmente pelas conquistas dos animais, como a cadela mais alta, uma dogue alemã com 94,93 cm de altura, dos Estados Unidos. “Não parece de verdade”, afirma Sávio.


Conheça outras façanhas

O norte-americano Julian Pavone é o baterista profissional mais jovem do mundo. “Também toco violino, violoncelo e piano. Quero aprender guitarra, baixo e saxofone”. afirma. Já Ethan Bortnick é o músico mais jovem a estrelar uma turnê solo, aos 9 anos, 9 meses e 9 dias de idade. O recordista começou a tocar teclado aos 3 anos.


Wall-E (2008) é recordista por ser a animação com mais indicações ao Oscar. Das seis categorias, venceu o de Melhor Filme de Animação. O longa Enrolados (2010) é o desenho mais caro já produzido, enquanto A Viagem de Chihiro (2001) foi o primeiro anime a ganhar um Oscar, também na categoria Melhor Filme de Animação.


O maior esqueleto de dinossauro de Lego tem 6 m de comprimento e 80.020 peças. O Tiranossauro rex em tamanho real foi construído em 2011 por Nathan Sawaya nos Estados Unidos. No Guinness tem também uma casa de Lego com 4,69 m de altura, 9,39 m de comprimento e
5,75 m de largura, construída pelo britânico James May.


A norte-americana Chris Walton tem as unhas mais longas da atualidade, com 6,01 m. A campeã de todos os tempos é Lee Redmond, dos Estados Unidos, com 8,65 m. Mas ela perdeu as unhas em um acidente de carro em 2009. Já as maiores mãos são do médico Sultan Kösen, da Turquia, com 28,5 cm do pulso até a ponta do dedo médio.


O maior coelho de chocolate é brasileiro. Feito por alunos e professores do Senac de Gramado, no Rio Grande do Sul, tinha 4,10 m de altura e 3.850 toneladas. Cerca de 20 pessoas trabalharam no desafio. “Levamos em torno de oito dias para fazer”, afirma José Paulo da Rosa, diretor regional do Senac do Rio Grande do Sul.


O norte-americano Brett Martin iniciou sua coleção de itens de videogame aos 8 anos. Em 2012, tinha 8.030 objetos. A maioria é do Mario Bros., mas seu personagem preferido é o Link, de The Legend of Zelda. Outro colecionador que ganhou espaço no Guinness World Records 2014 foi Steve Sansweet, dos Estados Unidos, que tem 300 mil itens exclusivos de Star Wars. Em 2013, a japonesa Asako Kanda ganhou destaque no livro por acumular 4.519 itens diferentes da Hello Kitty.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;