Setecidades Titulo Diadema
Canalização começa na próxima semana

Córrego Olaria é 3º a receber obra em Diadema; hoje intervenções terão início no Grota Funda

Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
25/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Está prevista para começar na próxima semana a canalização do Córrego Olaria, entre a Represa Billings (Vila Paulínia) até o Sítio Joaninha, em Diadema. O investimento de R$ 4,5 milhões trará melhoria para cerca de 30 mil famílias que residem na região mais carente da cidade.

O córrego tem 1.200 metros de extensão e a previsão é que os trabalhos demorem 18 meses para serem concluídos.

As intervenções integram pacote de investimentos com recursos de R$ 19,1 milhões via PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, contratados em 2012 para três córregos do município: Olaria, Grota Funda e Canhema.

A obra para canalização do Canhema foi iniciada em novembro de 2013, mas foi paralisada devido à necessidade de remoção de 12 famílias. A expectativa é que os trabalhos sejam retomados também na próxima semana.

GROTA FUNDA - Na manhã de ontem, o prefeito Lauro Michels (PV) assinou ordem de serviço para início da canalização do Córrego Grota Funda, no Eldorado, conforme o Diário anunciou no dia 10. O trecho canalizado, de 1.400 metros, tem início na Estrada Pedreira Alvarenga e segue em direção à Estrada da Divisa. Cerca de 40 mil famílias serão beneficiadas.

Segundo Lauro, a obra ajudará na drenagem de água, além de evitar o assoreamento da Represa Bilings. O prefeito lembra ainda que, por se tratar de área de proteção ambiental, a canalização será a céu aberto.

Conforme o secretário de Serviços e Obras, Elbio Camillo Júnior, oito famílias serão removidas. “Vamos tentar retirar o mínimo de pessoas possível.” A promessa é que em 18 meses seja finalizado o processo de melhorias.

O secretário esclareceu ainda que a canalização não corresponde ao fim do descarte irregular de dejetos na represa. Para isso, serão necessárias obras complementares por parte da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), previstas para ocorrer na sequência.

Morador do bairro há 19 anos, o comerciante Francisco José de Castro, 65 anos, comemora. “Esperamos que não comece e pare a obra porque sabemos o quanto é importante para melhorar a qualidade da represa”, comenta




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;