Política Titulo No expediente
PSDB promete acionar
Marinho por campanha

Coordenador do partido no Grande ABC afirma
que prefeito de S.Bernardo ‘ignora’ ética na política

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/07/2014 | 07:23
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O PSDB prometeu acionar o Ministério Público para apurar a conduta do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que na segunda-feira utilizou horário de expediente para fazer campanha para o candidato do PT ao governo do Estado, Alexandre Padilha.

O Diário flagrou o chefe do Executivo de São Bernardo esticando o horário de almoço para subir no palanque de Padilha. O postulante petista ao Palácio dos Bandeirantes esteve em São Bernardo, em atividade que começou às 12h40, com a presença de Marinho. O prefeito esteve integralmente no ato político, em frente à Praça da Matriz, depois almoçou com o ex-ministro da Saúde. No total, Marinho ficou duas horas e 32 minutos em campanha.

Segundo o coordenador regional do tucanato, Márcio Canuto, o assunto foi tratado ontem com a direção estadual da sigla. “Com certeza faremos representação. O prefeito tem ignorado a questão ética na política e adotou vale-tudo pelo poder. Acha que, como prefeito, pode fazer tudo”, discorreu o tucano. “Se ele (Marinho) acredita estar certo de sua atitude, poderia estender o benefício de duas horas e meia de almoço para todos os servidores”, sugeriu.

Ontem, Canuto protocolou representação contra o prefeito de São Bernardo junto à direção estadual do PSDB e à cúpula nacional da legenda. O pedido é para que a executiva nacional, chefiada pelo presidenciável Aécio Neves, acione o MP e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), justificando abuso de poder econômico e uso da máquina pública a favor da candidatura de Padilha no Estado.

Especialista em Direito Eleitoral consultado pelo Diário, Anderson Pomini condenou a atitude de Marinho, analisando que o caso poderia render ação por improbidade administrativa. “Apesar de o prefeito não ter expediente fixo, já que responde pela função em todos os horários, vejo conduta vedada. O recomendável é que faça a campanha após as 17h ou 18h, fim de expediente comum. Pode fazer em almoço de até uma hora. Mas se ele ultrapassar o limite do horário e se desloca com aparato público, como assessores, veículo, fotógrafos, é vedado. É preciso separar interesse público do pessoal partidário.”

Na Câmara, a bancada do PPS garantiu que vai protocolar requerimento de informações ao prefeito a respeito do caso. “Se não andar, vamos ao MP”, disse Julinho Fuzari.

Tucano critica pressão por voto a Dilma

Além de acionar a Justiça pelo fato de o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), ter utilizado horário de expediente para fazer campanha pró-candidatura de Alexandre Padilha (PT), o PSDB questiona a pressão feita pelo chefe do Executivo são-bernardense a colegas do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para apoiar a presidente Dilma Rousseff (PT), que busca reeleição.

Na semana passada, Marinho almoçou com demais seis prefeitos da região e insinuou que verba prometida pela chefe da Nação às sete cidades só seria efetivada caso renovasse seu mandato.

“Queremos conversar com prefeitos que temos mais contato para saber o tom utilizado pelo Marinho nesta conversa. Me parece muito que ele utiliza dinheiro público para coagir os prefeitos, sem respeitar instâncias partidárias”, afirmou o coordenador do tucanato na região, Márcio Canuto, se referindo aos prefeitos Lauro Michels (PV), de Diadema, e Gabriel Maranhão (PSDB), de Rio Grande da Serra, cujo partidos têm candidato próprio à Presidência da República.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;