Política Titulo Mudança
Juliano recua e dará apoio para Campos

Vereador de Sto.André pelo PMDB troca adesão a Vanessa Damo por deputado do PTB

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
22/07/2014 | 07:04
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Vereador mais bem votado de Santo André, com 8.551 votos na eleição de 2012, Sargento Juliano (PMDB) desistiu de dar apoio à campanha de reeleição da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) e vai encampar na trincheira do PTB, aderindo ao projeto de renovação do mandato de Campos Machado à Assembleia Legislativa. O parlamentar peemedebista foi atraído à troca com a articulação feita pelo secretário adjunto estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Clóvis Volpi (PTB), ex-prefeito de Ribeirão Pires.

Juliano decidiu substituir o suporte após almoço ontem com interlocutores de Campos, presidente estadual do PTB, que tenta o sétimo mandato consecutivo. Em 2010, o petebista registrou 214,5 mil votos, ficando na quarta posição na lista dos mais lembrados nas urnas. O vereador do PMDB assumirá o papel que foi incumbido no pleito anterior ao então prefeito de Santo André, Aidan Ravin (PSB), à época correligionário do deputado, de atrair sufrágios na cidade. Porém, houve descontentamento com a atuação: ele conquistou apenas 3.130 votos no município.

Antes de definir essa mudança na tentativa de transferência de votos, o peemedebista compareceu em algumas agendas políticas com Campos, na Capital. Nas ocasiões, quando questionado antes do recesso parlamentar do Legislativo, Juliano negou qualquer tipo de acordo com o dirigente petebista. Uma das visitas do vereador foi publicada pelo deputado em sua página particular nas redes sociais, gerando especulações sobre a situação.

O comitê político de Juliano continha material de campanha impresso ao lado de Vanessa, coordenadora regional da legenda e com domicílio eleitoral em Mauá. O apoio à parlamentar foi formalmente anunciado no começo deste ano em conjunto com o companheiro de bancada na Câmara, José de Araújo (PMDB), embora o mandatário local da sigla, Nilson Bonome, também seja postulante a uma das 94 cadeiras no Parlamento paulista. O acordo eleitoral, inclusive, criou estremecimento interno.

O peemedebista sempre ajudou Vanessa Damo nas campanhas eleitorais à Assembleia, desde a primeira vitória da correligionária, em 2006. Juliano já foi morador de Mauá e tem ligação com o pai da parlamentar, o ex-prefeito Leonel Damo (PMDB).

O PTB entoará coro às candidaturas do PSDB no campo majoritário, apoiando oficialmente Aécio Neves à Presidência da República e informalmente Geraldo Alckmin na reeleição ao governo do Estado. A adesão de Juliano destoa do cenário selado pelo PMDB. O partido do vereador andreense tem candidatura própria ao Palácio dos Bandeirantes, com o presidente licenciado da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e no âmbito nacional é vice de Dilma Rousseff (PT).

Procurado, Sargento Juliano não foi encontrado para comentar o assunto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;