Setecidades Titulo Lá no meu bairro...
Eldorado tem padre
fanático pelo Palmeiras

Pároco do bairro demonstra amor pelo Verdão
incluindo cores do time na decoração da Igreja

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
22/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, no bairro Eldorado, em Diadema, a cor verde é destaque na estrutura da igreja. Está também nos vitrais, paredes e móveis da secretaria. A tonalidade não foi colocada em todo canto por acaso. Há 26 anos, o responsável pelo santuário é o padre Odair Angelo Agostini, 61 anos, torcedor fanático do Palmeiras. O nome dele, inclusive, é em homenagem ao ex-atacante Odair dos Santos.

“Antes de eu nascer, meu pai já havia escolhido o nome por conta do jogador. Sou palmeirense desde o ventre. Minha família também é toda de origem italiana, então, não tinha como não ser”, garante.

O pároco, nascido em Tupã, no interior do Estado, chegou a Diadema para passar dois anos, mas se fixou no Eldorado. Ajudou a construir o bairro e outras quatro capelas nos arredores, localizadas no Jardim Inamar, Sítio Joaninha, Vila Paulina e Jardim Yvone. Todas, claro, com as cores verde e branco. “É padrão. Além do Palmeiras, verde representa esperança e branco, paz, duas coisas que temos que ter aqui no Eldorado.”

As cores alusivas ao Palmeiras estão destacadas ainda em ponto um tanto quanto inusitado: no manto de Jesus Cristo, na imagem que retrata a Santa Ceia. “Historicamente, ninguém sabe que cor era a roupa Dele no dia da última ceia. Só se sabe que depois que Pôncio Pilatos o condenou, colocaram o manto vermelho. Então, pintei de verde e branco, pois Ele trouxe ao povo a esperança e a paz. Se alguém me disser, historicamente, que roupa ele estava usando na ocasião, mudo”, afirma.

Já a figura do Judas , considerado o traidor que entregou Cristo aos seus captores, traz as vestes em preto e branco no painel, cores do time arquirrival do Palmeiras, Corinthians. “Mera coincidência”, desconversa o padre, aos risos.

Na casa do sacerdote, não haveria de ser diferente. “O verde está presente no prato em que como, nas xícaras, tapetes e até na iluminação, que mandei fazer”, lista.

Em tempos de crise do Palmeiras, quando o time foi rebaixado pela primeira vez à série B do Brasileirão, em 2002, os fiéis não perdoaram e tiraram sarro. “Fizeram muitas brincadeiras até que falei na missa: ‘se eu tivesse perdido um membro da minha família, não estaria tão abalado como estou, portanto, respeitem a minha dor.’ A partir daí, ninguém falou mais nada e, quando o Palmeiras caiu de novo, respeitaram, porque eles sabem que eu sofro, faz parte da minha vida.”

Os jogos disputados nos horários das celebrações deixam Odair apreensivo. “Ouço os fogos e não sei o que está acontecendo, fico agoniado, então, peço aos coroinhas que ouçam o jogo e me passem as informações por sinais.”

Ao estádio ele quase não vai, em decorrência de uma má lembrança. “Fui uma vez ao Morumbi, no final da Copa Libertadores da América, e dei azar: o Palmeiras perdeu para o Boca Juniors (time da Argentina) nos pênaltis. Depois daquele dia, nunca mais coloquei meus pés lá.”

Agora, ele aguarda ansiosamente a inauguração da Arena Palmeiras, prevista para ser entregue em agosto, antes do centenário do clube, no dia 26. “ Aí, ninguém me segura.”

Proximidade da Billings atrai velejador

A água um dia limpa da Represa Billings atraiu ao bairro Eldorado o ambientalista Jorge Ubirajara Cardoso Proença, 76 anos, velejador desde os 19. “Nasci na Capital, mas meu pai era remador e me levava à Represa Guarapiranga para ver os veleiros. Eu achava fantástico. Com 19 anos, comprei meu primeiro barco e o terreno no Eldorado para velejar aqui. Vim pela paixão à água, e, então, a sujaram”, lamenta.

Ele conta que a Billings foi o berço dos primeiros velejadores olímpicos do Brasil. Proença, inclusive, venceu campeonatos promovidos por lá durante nove anos consecutivos. Ele ressalta as condições favoráveis da represa para a prática da modalidade. “A Billings é quatro vezes maior que a Guarapiranga, está mais perto da serra e, por isso, tem vento de mar, então, é ótimo para o esporte”, garante.

Visando expandir a atividade que o faz se sentir tão bem, ele e um grupo de velejadores com mais de 100 milhas navegadas (o equivalente a duas voltas e meia na Terra) formaram o Núcleo Pró-Vela, que existe há 20 anos. “Todos os participantes são voluntários, não temos estatuto nem nada, apenas pretendemos difundir o prazer de velejar, criando oportunidades ao maior número de pessoas. Onde a vela precisar ser desenvolvida, vamos lá e damos uma mão.”

Para o velejador, o esporte deveria receber incentivo e investimento para a sua prática, por um significativo diferencial. “A vela é poluição zero. Não gasta energia, é ambientalmente correto”, salienta, completando que, além do mais, a prática traz aprendizado. “A experiência de velejar é uma lição de vida. Você consegue ir a qualquer lugar, só não contra o vento, e na vida é assim também. Quando o problema vem de frente, você tem que tomar outro rumo. É fantástico.”

ESCOLA

Em março de 2013, a Prefeitura anunciou a criação da Escola de Vela, por meio do projeto de artes náuticas Travessia em Eldorado. A ação envolve a iniciação de crianças de 7 anos em aulas de natação na piscina municipal e, depois disso, o encaminhamento às atividades na Represa Billings.

Segundo o Executivo, o projeto arquitetônico está em fase de licenciamento ambiental junto à Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Ainda de acordo com a administração, as aulas na piscina serão iniciadas neste terceiro bimestre e ações pontuais em Educação Ambiental na orla da Billings acontecem periodicamente, como meio de resgate histórico e mobilização social.

Associação muda realidade de moradores com atuação ampla

Quando a Acer (Associação de Apoio à Criança em Risco), localizada na Rua João Antonio de Araújo, instalou-se no quarto bairro mais populoso de Diadema, em 1993, a área registrava índices de violência extremamente elevados. A transformação desse cenário dependia da oferta de caminho efetivo de recuperação para crianças e adolescentes que viviam na rua.

Com atividades esportivas, artísticas e culturais voltadas a crianças e adolescentes e também aos seus familiares, o panorama mudou. “Toda comunidade precisa de organizações da sociedade civil. O que percebo de mudança principal é a diminuição dos índices de violência. As crianças de hoje estão sendo criadas em uma realidade totalmente diferente de 15 anos atrás. Hoje, percebo o orgulho da população em viver aqui. Isso é uma conquista muito grande”, destaca o secretário-geral da instituição, Jonathan Hannay. Atualmente, mais de 3.000 pessoas são atendidas pela entidade.

Os recursos para a execução dos trabalhos são provenientes de várias fontes, como convênio com a Prefeitura e financiamento da organização britânica ABC Trust. Foi por meio dessa parceria, inclusive, que o príncipe Harry, da Inglaterra, quarto na sucessão do trono inglês, conheceu a associação durante visita ao Brasil, no fim do mês passado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;