Política Titulo Simbólico
Luiz Fernando lança campanha com status

Evento do presidente licenciado do
Tigre reuniu cerca de 4.000 pessoas

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/07/2014 | 07:27
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O presidente licenciado do São Bernardo Futebol Clube, Luiz Fernando Teixeira (PT), lançou ontem de forma simbólica sua campanha à Assembleia Legislativa, no Palestra de São Bernardo, com pompa e status de deputado estadual. O evento teve megaestrutura coberta no campo do clube, dois telões de LED e reuniu aproximadamente 4.000 pessoas, entre elas cinco prefeitos, um senador, sete parlamentares federais e 30 vereadores de diversas cidades, sinalizando apoio à empreitada do petista.

Não bastasse o aparato do evento, declarações de petistas da alta cúpula no palanque deram o tom da projeção estimada para Luiz Fernando: de que a candidatura, que contará com suporte do governo de Luiz Marinho (PT), seja uma das mais votadas no Parlamento paulista. Líder da bancada petista na Câmara Federal, o deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, disse que a ideia é “estourar a votação no Estado” a favor do correligionário.

No processo eleitoral de 2010, o deputado tucano Bruno Covas encabeçou a lista dos mais lembrados nas urnas, alcançando 239,1 mil votos. Os três primeiros do ranking eram do PSDB. Pelo petismo, o ex-presidente estadual da sigla Edinho Silva foi o postulante de maior destaque no páreo ao receber 184,3 mil sufrágios.

Coordenador da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) em São Paulo, Marinho era mencionado pelos presentes como padrinho político da candidatura, em referência a ajuda que o pupilo obterá no pleito, embora haja outros dois petistas do município na concorrência: a deputada Ana do Carmo e o dirigente sindical Teonílio Monteiro da Costa, o Barba. O cartola esportivo é do rol de confiança do prefeito e estava fora da disputa por cargos eletivos há 22 anos, quando deixou a vereança na cidade de Casa Branca, no Interior.

Além de Marinho, Grana e o prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), entoaram coro favorável ao candidato. Ambos disseram, no ato, que devem parte da “vitória da campanha de 2012” ao empenho do dirigente do Tigre.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) repetiu a estratégia utilizada na campanha de 2010 e gravou um vídeo para divulgar sua adesão – à ocasião, o cacique petista declarou apoio ao sindicalista Carlos Grana (PT), hoje chefe do Executivo de Santo André, que amealhou 126,9 mil votos. No ato de ontem, a anúncio foi apresentado no telão. Lula falou em “orgulho em pedir voto a Luiz Fernando, responsável por levar um time do Grande ABC à Primeira Divisão do Campeonato Paulista e desenvolver o projeto Tigrinho, que tirou 6.500 crianças das ruas”.

Luiz Fernando é cotado para a sucessão de Marinho, em 2016. A votação do petista deve ser o termômetro da escolha. Nos bastidores, possível ampla votação pavimentaria seu nome na briga interna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;