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São Bernardo ganha padaria drive-thru

Franquia inusitada custa R$190 mil e vende 100 itens sem que cliente tenha que sair do carro

Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
20/07/2014 | 07:10
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Celso Luiz/DGABC


Imagine sair cansado do trabalho e, da mesma maneira como poderia passar no drive-thru de uma rede de fast food para comprar um combo de lanche, batata frita e refrigerante, nem precisar descer do carro para levar os pãezinhos do lanche da noite ou do café da manhã, frios e leite para casa. Esse desejo já é realidade no Grande ABC. A região ganhou, neste mês, sua primeira padaria drive-thru. Essa, aliás, é a primeira unidade da Região Metropolitana. A cidade escolhida para receber a franquia inusitada foi São Bernardo, no bairro Rudge Ramos (Avenida Senador Vergueiro, 4.325)

O modelo foi adotado pelos sócios Tamara Cacioli, 37 anos, seu marido Daniel Cacioli, 36, e seu irmão Thiago Nicolielo Mendes, 28. “No ano passado saí da empresa em que trabalhava e decidi que abriria meu próprio negócio. Porém, não queria uma franquia porque gostaria de organizar tudo do meu jeito. Mas, quando conheci a Pão to Go, uma franquia inovadora de São Carlos (Interior), mudei de ideia. E o melhor é que, por ser um negócio novo (lançado em 2013), o franqueador ainda aceita palpites”, diz, satisfeita.

Os sócios gostaram tanto da novidade que arremataram logo duas unidades de uma só vez. Tamara revela que a outra padaria drive-thru pode ficar em Santo André, ou mesmo em outro bairro de São Bernardo. “Ainda vamos começar a procurar o terreno. Não quisemos abrir as duas ao mesmo tempo porque se trata de uma novidade, então estamos primeiro conhecendo o público do nosso negócio.” Foram investidos R$ 190 mil por franquia, com retorno esperado em 24 meses. O pagamento foi realizado com 30% de recursos próprios e 70% de financiamento bancário e cartão BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

SIMPLICIDADE - A proposta da Pão to Go é oferecer atendimento completo, porém, rápido. A ideia é que o cliente, quando estiver em contato com o atendente, peça, pague e compre em um minuto e meio. Quem está de passagem pelo local, a pé, também pode fazer seu pedido. Existe uma cabine chamada de walk-thru.

A oferta de itens é generosa, com mais de 100 tipos de produtos. À exceção dos pães, as embalagens são padronizadas, o que agiliza o atendimento. Por exemplo, os frios são fechados a vácuo, em bandejas de 150 gramas. Existe um painel grande, no muro, com imagens dos produtos, além de mini-cardápios para que, do carro, o consumidor já escolha o que vai levar.

ESTRATÉGIA - Para decolar, a novidade conta com um empurrãozinho do olfato; sempre que sai uma fornada de pães, um exaustor libera o cheiro de pão quentinho. “Na primeira semana vendemos quase 1.000 pães. Na unidade de Jundiaí, a mais bem sucedida da franquia no comércio de pães, lançada em janeiro, saem de 1.500 a 2.000 por dia. Nossa meta é, em um mês, vender diariamente 2.000 pães.”

Outros itens que têm tido demanda na Pão to Go são-bernardense, inaugurada dia 7, são os doces Dunkin’ Donuts (pão redondo com recheio e cobertura), com saída de cerca de 60 por dia, e fatia húngara (massa com coco e leite condensado), em torno de 200 por dia. “Quase tudo vem pronto para a gente, do mesmo fornecedor de toda a franquia. Os pães, congelados, colocamos em armário de fermentação natural.” O tíquete médio de venda tem sido de R$ 9 a R$ 10. Em dois meses, o objetivo é chegar a R$ 13. Quanto aos pedidos, hoje são cerca de 230 por dia, com meta de passar a 350 em quatro meses.

Dentro da franquia, o espaço comporta os sete funcionários, divididos em dois turnos de trabalho, já que a padaria, que abre todos os dias, funciona das 6h às 20h (e das 7h às 14h de domingos e feriados). “Assim que conseguirmos alcançar os números, certamente precisaremos de mais um funcionário”, diz Tamara, ao afirmar que sua meta é arrojada. “Quero abrir uma Pão to Go por semestre.” 

Saiba mais: www.facebook.com/paotogopadariadrivethru




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