Setecidades Titulo Verão
Região inicia operação preventiva
Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
04/12/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As prefeituras do Grande ABC iniciaram programas anti-desastres para o período de chuvas do próximo verão, que se inicia no dia 22 e termina em março. A intenção das administrações municipais é evitar que possíveis deslizamentos, desabamentos e inundações, comuns neste período do ano na região, resultem em tragédias com mortos.

Ontem, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), lançou a Operação Guarda Chuva, que teve início no dia 1° e será finalizada em 15 de abril. A ação visa divulgar procedimentos a serem tomados pela população em momentos de emergência.

O programa existe desde 2010, quando a Defesa Civil do município começou a mapear as áreas de risco da cidade e identificou 233 moradias localizadas em terrenos considerados de risco extremo de deslizamento. Atualmente, a Prefeitura conseguiu zerar o número de habitações nessas condições. "Pode até acontecer deslizamento, mas não haverá moradia nesses locais. Então, não teremos preocupação com acidentes envolvendo pessoas", disse Marinho.

Apesar de demonstrar tranquilidade em relação a possíveis desmoronamentos no município, o prefeito afirmou que as enchentes são motivo para preocupação. No período de chuva forte, é comum que regiões da cidade sofram com alagamentos, principalmente no Centro.

A Defesa Civil de Santo André também deu início ao Programa Operação Chuvas de Verão ontem. Assim como em São Bernardo, a ação se encerra no dia 15 de abril. Durante este período, serão realizadas ações preventivas e emergenciais para amenizar e evitar ocorrências graves de alagamentos e deslizamentos.

Em Mauá, a Prefeitura realizou a primeira reunião para apresentar o Plano Municipal de Redução de Riscos no dia 14. O estudo foi elaborado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) apontou 30 áreas de risco. No verão de 2010 e 2011, a cidade registrou seis mortes relacionadas a deslizamentos e inundação.

As demais cidades ainda não iniciaram operações para redução de desastres naturais durante o verão. O Consórcio Intermunicipal do Grande ABC realiza mapeamento para identificar áreas de risco em quatro cidades da região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;