Economia Titulo Automóveis
Venda de veículos novos cai 8,7% em novembro
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/12/2012 | 07:12
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 

As vendas de veículos zero-quilômetro registraram queda de 8,7% em novembro na comparação com outubro, de acordo com dados divulgados ontem pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram 311,8 mil unidades (de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) comercializadas no mês passado, frente às 341,6 mil emplacadas no período anterior.

"Os feriados atrapalharam", avalia o consultor automotivo André Beer. Contribuiu para o desempenho mais fraco também a antecipação de compras por parte dos consumidores em outubro - quando venceria o incentivo do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para os carros, medida que foi prorrogada e vale agora até o fim deste mês -, segundo o presidente do Sincodiv-SP (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Estado de São Paulo), Octávio Vallejo.

Para os lojistas da região, o volume de vendas foi até bom, levando em conta o mês "mais curto". "Depois do dia 20, deu para recuperar, vendemos 160 carros em novembro; em outubro, foram 180. Ficou dentro do esperado", observa Alex Barbosa, gerente de concessionária da marca Volkswagen em Santo André.

 

AQUECIMENTO

A expectativa no segmento é de aquecimento na procura por carros neste mês. "Desta vez acaba mesmo o IPI reduzido", diz Vallejo. A entrada do 13º salário também deve ajudar a impulsionar as vendas. Isso porque com dinheiro para dar de entrada fica mais fácil a aprovação das fichas de financiamento junto aos bancos.

No entanto, os consumidores terão de se apressar, pois já começam a faltar modelos para pronta-entrega. Na revenda Volkswagen em Santo André já não era possível encontrar Crossfox, Spacefox e Voyage 1.6. Em outra loja, da marca Ford, no município, também já não era possível entregar ainda para este ano modelos como EcoSport, Ranger e algumas versões do Fiesta.

 

COLETIVAS

Colaboram para a falta de modelos em dezembro as paradas das fábricas. Na unidade Anchieta da Volkswagen, os trabalhadores da produção terão folga compensada (eles trabalharam horas a mais ao longo do ano) do dia 24 deste mês ao dia 2 de janeiro. Também param nesse período os funcionários da planta da General Motors em São José dos Campos - em São Caetano não haverá parada neste mês, só no início de janeiro.

Na Mercedes-Benz, os trabalhadores da produção de caminhões na região saem sexta e retornam dia 3 e os do setor de ônibus e agregados folgam do dia 14 até o dia 3.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;