Contexto Paulista Titulo
Três novas estâncias turísticas no Estado
Wilson Marini
Da APJ
14/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A Assembleia Legislativa bateu o martelo e aprovou numa só tacada três projetos de lei de 2013 que tornam a partir de agora estâncias turísticas os municípios de Brotas, Guaratinguetá e Olímpia. Os projetos foram enviados pelo Executivo e baseados em critérios técnicos. Os deputados esperam, porém, que a aprovação deverá acirrar a pressão de lideranças regionais para que outras cidades também sejam contempladas. Há fila de espera de dezenas. O problema é que o Estado já tem total de 70 estâncias. Não há espaço para inchar a lista. Uma das vantagens da passagem à condição de estância, do ponto de vista dos municípios, são as verbas no orçamento do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) destinadas à aplicação em obras de infraestrutura para ajudar a fomentar a atividade turística localmente. Participantes de recente audiência pública promovida pela Fremitur (Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico) pediram mudanças nos critérios para que municípios sejam considerados de vocação turística. O presidente da Fremitur, deputado João Caramez (PSDB), chegou a declarar que o tempo de “estância política” acabou e que agora os municípios terão de atender aos requisitos previstos na legislação para obterem os benefícios. Beto Tricoli (PV) defende que os municípios turísticos merecem compensação financeira, pois em muitos casos sofreram com restrições impostas para preservação de suas características ou recursos naturais, o que afeta o seu desenvolvimento econômico.

Ecoturismo
Sob a área geográfica de influência de Bauru, Brotas localiza-se na Serra de Itaqueri, sendo já destino turístico consagrado no Brasil, e referência em turismo de aventura na água, com atividades como rafting, boia-cross, canoagem e canyoning. Também é polo de ecoturismo e de turismo rural. É o único destino brasileiro a oferecer seis modalidades no segmento do turismo de aventura com sistema de gestão de segurança atestado pelo Inmetro.

Religiosidade
Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, passou a receber mais turistas por conta da canonização do Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro. A cidade faz parte do Programa Caminha São Paulo, que estimula a caminhada contemplativa e a peregrinação via Rota Franciscana – Frei Galvão, com extensão de mais de 750 quilômetros. Além disso, com Aparecida e Cachoeira Paulista, desenvolveu o Circuito da Fé. A cidade também tem atrativos histórico-culturais e preserva casarões da época colonial.

Folclore
Olímpia, na região de São José do Rio Preto, é conhecida como a Capital do Folclore por realizar o maior festival de folclore do Brasil. Este ano terá a 50ª edição do evento, entre os dias 9 e 17 de agosto. Estão previstas apresentações de grupos folclóricos e parafolclóricos provenientes de diversos pontos do país. Um dos atrativos é o parque aquático Clube Thermas dos Laranjais.

Abaixo o flúor?
Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que revoga a obrigatoriedade das companhias de abastecimento colocarem flúor na água. A exigência vigora desde 1974, quando a fluoretação das águas foi decidida como controle da cárie dental em crianças. A proposta tem prós e contras e merece ser debatida localmente, caso avance no Congresso.

Revisão da história
O engenheiro Jorge Cintra, integrante do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, contesta o mapa das Capitanias Hereditárias eternizado por Francisco Adolfo de Varnhagen e propõe mudanças no seu desenho. A partir de documentos da época, Cintra reconstruiu os limites das porções de terra doadas entre 1534 e 1536 pela Coroa Portuguesa a comerciantes e nobres lusitanos. Íntegra de artigo do autor pode ser lido no endereço http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/80840

Parque Tecnológico
A frase atribuída na coluna anterior ao presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), Celso Lafer, na verdade foi dita pelo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da fundação, José Arana Varela. A citação, bem como outras informações relativas ao Parque Tecnológico, constam de material divulgado pela Agência Fapesp.

Breves
Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) em São Paulo a projeção para abertura de vagas na área de TI (Tecnologia da Informação) em 2014 é de 50 mil, enquanto o número de formados é de 15 mil.
A Segurança Pública foi definida como o principal tema a ser debatido por prefeitos e lideranças da Região Metropolitana de Sorocaba, recém-criada pelo governo do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;