D+ Titulo D+
Rock ainda domina o guarda-roupa

Há seis décadas, diferentes gerações têm os ouvidos, a mente e a aparência influenciados pelo estilo musical

Caroline Garcia
Do Diário do Grande ABC
13/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki


Como já dizia Kiss, “I wanna rock and roll all night and party everyday”. Nada mais justo, já que hoje é Dia do Rock. Além de ser referência na música desde Elvis Presley, o gênero também influencia e dita moda.

Junto a uma das vozes mais marcantes do mundo, surgiu também, na década de 1950, novo jeito de se vestir. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), as mulheres queriam se sentir glamourosas novamente. Apareceram laços, estampas, saias longas e, claro, topete e jaqueta de couro para os garotos.

“Foi período que começou em meados dos anos 1950 e passou a ser tratado como movimento de cultura urbana, que ganhou força entre os jovens da época de Elvis”, diz Otávio Lima, coordenador da pós-graduação em Master Visual Merchandising para Moda da Universidade Anhembi-Morumbi.

Os meninos de Liverpool, com seus ternos arrumadinhos e visual comportado, estouraram na década seguinte. Paul, John, George e Ringo conquistaram seguidores em todo o mundo. Mas foi a geração do punk rock, entre o fim dos anos 1970 e começo dos 1980, que mais influenciou a moda.

“O movimento punk surgiu em meio a protestos sociais por melhores salários e igualdade. Foi tendência que veio da rua. A banda Sex Pistols foi uma das primeiras do gênero e teve grande influência no jeito de vestir, embora não gostasse do termo ‘modinha’. O preto veio dessa referência, de andar sujo e largado”, explica Mayara Diacov, professora de Moda do Senac Santo André.

O estilo predomina até hoje e foi o que conquistou Karen dos Santos (foto), 17 anos, de São Bernardo. “Me identifico com couro, correntes e vestimentas autênticas e personalizadas. A maior inspiração é Taylor Momsen, vocalista da banda The Pretty Reckless”, diz a fã de Avenged Sevenfold, Metallica e Black Sabbath, que não sai de casa sem óculos e bijuterias.

Além de oito camisetas de bandas, no armário de Henrique Beltrame Gutierrez (foto), 12, de Santo André, há outras peças da moda rock. “Coturno, colete jeans com botons, munhequeira e bracelete. Me visto de uma forma que realmente gosto e me sinto bem”, diz o garoto, que toca guitarra e deixou o moicano para trás para adotar o cabelo comprido. “Estou usando até tiara para não cair toda hora no rosto.”

DIA MUNDIAL DO ROCK

A data começou a ser celebrada a partir de 1985, quando Bob Geldof, cantor e compositor irlandês, organizou o Live Aid. Realizado em 13 de julho, o megaconcerto aconteceu ao mesmo tempo nos Estados Unidos e Inglaterra e reuniu nomes como Paul McCartney, David Bowie, Elton John, The Who, Queen, Dire Straits, Black Sabbath, Maddona, Scorpions e Mick Jagger. O projeto tinha como objetivo arrecadar fundos para acabar com a fome na Etiópia. O festival teve aproximadamente 16 horas de música, contou com mais de 60 artistas e conseguiu entre 40 milhões e 50 milhões de libras.

 

Anos 1950 – Elvis Presley

 

Rock e country se misturaram nos anos 1950 e deram origem ao rockabilly. Foi aí que a moda também começou a ser influenciada pela música.

 

VISUAL: Franja, laço, estampas de bolas, saia longa, cintura alta e marcada para mulheres. Calça justa, jaqueta de couro, topete e gel no cabelo para homens.

ARTISTAS: Entre os principais representantes estão Elvis Presley e Johnny Cash.

 

 

Anos 1960 – The Beatles

 

O look bem comportado que levava garotas ao delírio era a marca dos Beatles. O estilo influenciou gerações e continua em alta. Os meninos de Liverpool estampam até tênis hoje em dia.

 

VISUAL: Ternos, gravatas coloridas, gola alta, cabelos bem cortados com franja e barba feita. Para mulheres, minissaias, olhos marcados e batons em tons claros.

 

 

Anos 1970 – Glam rock / Hippie

 

A geração glamourosa surgiu na Inglaterra e se espalhou pelo mundo.

 

VISUAL: Roupas chamativas, ombreiras, cabelos coloridos, glitter, paetês e tecidos metalizados marcaram os adeptos do glam rock. Já os seguidores do movimento ‘paz e amor’ preferiam calças boca de sino, lenços, estampas psicodélicas, fitas, tamancos e plataformas.

ARTISTAS: David Bowie, Twisted Sisters, Jimmy Hendrix e Janis Joplin.

 

 

Anos 1980 – Punk Rock

 

A influência veio das ruas e não das bandas de sucesso. Surgiu como forma de protesto para questionar a desigualdade social e a falta de empregos. Há duas vertentes para a origem: Inglaterra e Estados Unidos. O preto virou a cor principal.

 

VISUAL: Sapatos de vinil, couro, meia arrastão, coturno, spikes, jeans mais justo e rasgado, cabelos volumosos, moicanos e maquiagem pesada.

ARTISTAS: Ramones, Sex Pistols e The Clash.

 

 

Anos 1990 – Grunge

 

Surgiu em Seattle, nos Estados Unidos, e foi caracterizado como movimento underground. Era contra padrões e rótulos estabelecidos pela sociedade da época e acabou ditando moda.

 

VISUAL: Cores fortes e lingeries a mostra para as mulheres. Aparência mais desleixada, camisa de flanela xadrez, bermudões, jeans velhos e tênis All Star para homens e também garotas.

ARTISTAS: Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;