Diarinho Titulo Diarinho
De corredor a herói

Em ‘Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate’
Dusty se prepara para viver grandes desafios

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
13/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
Divulgação


Vida de campeão não é fácil. A cada novo desafio é preciso superar limites e estar pronto para imprevistos que podem mudar tudo. É o que acontece em Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate, que chega quinta (17) aos cinemas.

Após temporada de vitórias nas corridas aéreas, Dusty Voo Rasante volta para casa, em Propwash Junction, e descobre que seu motor está danificado. Talvez ele nunca mais volte a competir. O aviãozinho fica tão chateado que decide testar seus limites. Mas a experiência não dá certo, e o corredor provoca um incêndio.

O acidente tem muitas consequências. Uma delas é a dura decisão do governo: se o velhinho caminhão bombeiro não for consertado e não ganhar um companheiro, o aeroporto será fechado. É assim que Dusty decide deixar a fama de lado e ajudar seus amigos.

O protagonista se une à equipe de combate ao incêndio na base Piston Peak Air Attack, que protege o parque nacional. Lá, vira aluno do helicóptero Blade Ranger, faz amizades e descobre novas habilidades. Também percebe que o conhecimento que adquiriu durante os treinos de corrida não será desperdiçado; tudo pode ser usado na nova profissão.

Mas tem um problema; Dusty não obedece as ordens de seu professor. Por isso, se mete em enrascadas, colocando em risco a própria segurança e a de amigos. No fim, aprende que a obediência não é frescura ou implicância dos mais velhos.

Ao ver a animação, descobrimos que é possível aprender até com os momentos mais difíceis e, apesar dos imprevistos, sempre podemos fazer algo que nos traga felicidade. Foi por causa de um problema que Dusty descobriu que podia salvar vidas. Por isso, ninguém deve desanimar quando algo dá errado.

Com muitas piadas, Aviões 2 é filme para toda a família. Mostra que também existem heróis na vida real, que se arriscam todos os dias para nos proteger e resgatar os que estão em perigo.

Tatá Werneck dubla Dipper

Dipper é uma extrovertida avião-tanque. Muito habilidosa, consegue reunir de uma vez mais de 1.600 galões de água para deter um incêndio. É fã apaixonada de Dusty. Na versão brasileira, é dublada por Tatá Werneck, que colocou boa pitada de humor na personagem. Segundo a atriz, o trabalho foi difícil, pois ela não tinha experiência com dublagem. Tatá se inspirou na versão original, feita por Julie Bowen, e garante que chorou e riu várias vezes com o filme.

Cineastas se inspiram em histórias reais

Para produzir a continuação de Aviões, a equipe que fez o filme procurou saber o máximo possível sobre os bombeiros aéreos. Vários integrantes foram à Hemet-Ryan Air Attack Base, importante base aérea na Califórnia, Estados Unidos, que atua no combate a incêndios em florestas. Lá reuniram informações para cenários, personagens e diálogos da animação.

John Lasseter, produtor executivo do longa, disse que os profissionais que trabalham no local são verdadeiros heróis. O diretor Bobs Gannaway ficou admirado com a dedicação de todos e afirmou serem pessoas corajosas, fortes e gentis, que lutam contra incêndios diariamente, voando em situações risco e saltando de aviões no meio da floresta cercada por chamas.

Já o escritor Jeff Howard ficou surpreso ao descobrir que os profissionais da base aérea são tranquilos e divertidos. No entanto, quando precisam apagar um incêndio, demonstram eficiência e seriedade.

Tamanha admiração é justa. Somente heróis da vida real são capazes de usar paraquedas para combater incêndios em solo e preparar os equipamentos – vestir o uniforme, prender enormes mochilas nas costas e entrar na aeronave – em menos de três minutos!

Bombeiro pode atuar na terra, na água e no ar

Os bombeiros atuam em três grandes áreas: incêndio, resgate e salvamento em terra, água ou ar. Socorrem pessoas em grandes enchentes, deslizamentos de terra, acidentes de carro e afogamentos. Também trabalham em ocorrências com produtos perigosos. Cada profissional tem uma ou várias funções e responsabilidades, mas quando surge uma ocorrência grande, todos são solicitados para o resgate.

Assim como em Aviões 2, os aeroportos contam com um posto de bombeiros para fazer a prevenção de problemas em aeronaves. Os profissionais trabalham 24 horas e folgam as 48 horas

seguintes.

Para ser bombeiro no Estado de São Paulo é preciso fazer parte da Polícia Militar. É necessário ter o Ensino Médio completo e fazer o curso na Escola de Bombeiros para começar como soldado. No entanto, se quiser ingressar como oficial, precisa passar no vestibular e fazer o curso superior da PM. Depois de formado, é possível se especializar em alguma área, como salvamento em altura.

Os cães são ótimos ajudantes dos bombeiros se adestrados da maneira correta. São capazes de encontrar vítimas pelo cheiro. Por isso, são muito úteis em deslizamentos de terra. Mas antes de atuar, passam por treinamento que avalia a obediência, agressividade, medo de ruídos e se são sociáveis.

Consultoria da tenente Sandra Lunardeli, do 8º Grupamento de Bombeiros.

Saiba mais

Os pulverizadores aéreos, nos quais Dusty foi inspirado, também são usados para combater incêndios. O primeiro avião bombeiro foi um pulverizador agrícola, adaptado

em 1955.

O piloto acrobático de helicóptero Chuck Aaron ajudou os produtores do longa com as cenas em que o patrulheiro Blade faz manobras difíceis.

O desenho do caminhão Mayday, bombeiro de Propwash Junction, é baseado no modelo Fordson Tender, de 1943. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;