Política Titulo Base governista
PT de Sto.André inicia
construção de maioria

Partido agenda reunião com PTdoB, que elegeu 2 vereadores,
mas podem ocorrer conversas com outras legendas em breve

Bruno Coelho
do Diário do Grande ABC
06/11/2012 | 07:43
Compartilhar notícia


O PT de Santo André, do prefeito eleito Carlos Grana, começa a costurar a partir desta semana a base governista na Câmara para os próximos quatro anos. Segundo o presidente municipal do PT, Luiz Turco, a pretensão é conversar com todos os partidos presentes na próxima legislatura, como PTdoB, DEM, PV, PSB, PMDB, que apoiam o prefeito Aidan Ravin (PTB) no Legislativo e aderiram à campanha do petebista em algum momento na tentativa de reeleição.

Até aqui, o PT tem agendada para amanhã reunião com PTdoB, dos eleitos Elian Santana e Marcos Pinchiari. A sigla fez parte do governo de Aidan quando tinha na Secretaria de Inclusão Social o padre Antonio Francisco Silva, que deixou a Pasta para disputar a vereança.

Segundo Turco, podem ocorrer conversas com outras legendas em breve. "A partir desta semana faremos os primeiros contatos com os vereadores (eleitos) para nos organizamos no próximo governo. Mesmo as legendas que não apoiaram o Grana, nós procuraremos."

No pleito de 7 de outubro, o PT elegeu cinco representantes da Câmara para o próximo mandato, sendo três deles debutantes: Eduardo Leite, Luiz Alberto e Bete Siraque. Já Tiago Nogueira e Montorinho foram reeleitos. Na coligação proporcional entre petistas e o PRP - partido da vice-prefeita eleita, Oswana Fameli -, Antonio Rodrigues da Silva, o Tonho Lagoa, desembarca como mais um aliado do futuro governo.

Além desses, os vereadores eleitos pelo PDT, Ivanildo Pereira Lobo e Cosmo Rodrigues Cardoso, o Cosmo do Gás, além de Ronaldo de Castro (PRB), apoiaram Grana no segundo turno, junto com ex-prefeiturável Raimundo Salles (PDT). Logo, o prefeito eleito já tem nove vereadores garantidos para base de sustentação.

Todavia, para ter tranquilidade na Câmara, Grana precisa de 14 vereadores, ou seja, dois terços dos parlamentares, na base aliada, para aprovar projetos de maior peso, como o Orçamento, alteração do plano diretor, concessão de serviços públicos, entre outros.

Deixando as rusgas eleitorais de lado, o PT pode procurar inclusive o PTB, que possuirá quatro parlamentares a partir de 2013. Mas essa hipótese é menos provável, devido à rivalidade histórica das duas legendas em Santo André. Há 30 anos, os dois partidos revezam no comando da Prefeitura e protagonizam disputas pelo Executivo.

 

TRANSIÇÃO

Segundo Turco, o primeiro encontro entre integrantes do PT e a equipe do governo Aidan será marcado hoje. O diálogo inicial servirá para montar o cronograma de discussões e agendar futuras reuniões. "Foi feito o primeiro contato via telefone e o governo se comprometeu a realizar a transição." O representante do Paço é Edson Salvo Melo, secretário de Orçamento e Planejamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;