Setecidades Titulo Saúde
Obras do Nasf serão
entregues no dia 19

Reforma da unidade de Saúde da Família foi
custeada por recursos próprios de S.Caetano

Camila Galvez
do Diário do Grande ABC
10/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Para abrir as comemorações na área da Saúde do aniversário de São Caetano, celebrado no dia 28, a cidade entregará no dia 19 a reforma do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), no bairro Boa Vista. Situado na Rua Bahia, esquina com a Rua Giuseppe Carnevalli, o local é responsável por concentrar as equipes do PSF (Programa Saúde da Família) da cidade, e está anexo à UBS (Unidade Básica de Saúde) Ângelo Antenor Zambom, que também passou por intervenções.

Segundo o secretário Mário Chekin, as reformas incluem desde pintura e pequenos reparos a alterações estruturais para mudança na disposição de salas, possibilitando aumento do número de consultórios para atender a população. “Estas obras foram feitas com recursos da Prefeitura. Não sei totalizar quanto foi investido porque contamos com a ajuda de parceiros. Quem fez os reparos foram os próprios funcionários municipais”, destaca. A fachada do prédio, porém, apresenta pichações antes mesmo da entrega.

Em 15 dias a contar da entrega do Nasf, a meta é disponibilizar à população a UBS Amélia Richard Locatelli, no bairro Santa Maria, que também passou por reforma. E, em agosto, o secretário prevê entregar a unidade Nair Spina Benedictis, no bairro Oswaldo Cruz. “Em ambas ampliamos o número de salas para recepção e também criamos consultório para dentista, entre outras mudanças”, destaca Chekin.

INTERVENÇÕES - O secretário explicou que outras três unidades passaram por pequenas intervenções na cidade e já foram disponibilizadas à população. A Prefeitura conta atualmente com oito frentes de obras em UBSs do município, conforme Chekin. “Os serviços ficaram abandonados por um período e precisavam de manutenções emergenciais que, se a gente não faz, tornam-se problemas maiores. Por isso, dedicamos a verba municipal para estas intervenções mais urgentes.”

O secretário aguarda ainda recurso de R$ 520 mil do governo do Estado para reforçar as obras nas unidades de Saúde. O valor, porém, depende de liberação por causa da prestação de contas dos anos de 2010 a 2012, que foi regularizada pela Pasta apenas nesta semana. “Com a regularização, conseguimos a liberação da verba (de R$ 580 mil) para a execução da reforma e ampliação do Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido.” Como o Diário anunciou ontem, as obras devem começar em setembro.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;