Memória Titulo Memória
Lembranças das Copas do bi

Há um livro muito bonito em que o autor Neco Simões refere-se à Copa do Mundo de 1958

Ademir Medici
10/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Há um livro muito bonito – O menino vendedor (Gênesis Publicações, 2013) – em que o autor (Neco Simões) refere-se à Copa do Mundo de 1958. Reproduzimos o texto, para mostrar a vocês esta foto tão especial tirada em Santo André. Do livro em si, com muitas passagens andreenses, falará o pesquisador Antonio Carlos Rizzo, logo após essas loucuras da Copa do Mundo do Brasil.

A segunda foto de hoje nos foi passada por Augusto Toldo, de Rudge Ramos, e refere-se a 1962. Forma-se o bicampeonato, do Serviço de Alto-Falantes Tupi de 1958 e do escrete inesquecível de 1962.

A Copa de 1958

Através do rádio, seguíamos os jogos de futebol e, durante a Copa do Mundo de 1958, na Suécia, também pudemos vibrar com todos os brasileiros. Estacionávamos o nosso Serviço de Alto-Falantes Tupi (de Santo André) numa praça movimentada e retransmitíamos os jogos.

Uma multidão cercava o veículo. Era um serviço de utilidade pública que fazíamos, porque o único meio de comunicação que existia naquela época era o rádio.

A transmissão era muito precária e, às vezes, o áudio sumia e havia muita interferência. Mesmo assim, o povo vibrou com os gols brasileiros e com a vitória final.

Neco Simões, o menino vendedor

Diário há 30 anos

Terça-feira, 10 de julho de 1984 – ano 27, nº 5566

Manchete – Atila (Carlos, porta-voz da Presidência da República) desmente busca de um candidato de consenso

Santo André – Vizinhos contestam construção de motel na Rua Lucaias, em Capuava.

São Bernardo – Prefeito Aron Galante reasssume (após licença) e garante: lixão sai do Alvarenga.

Movimento Sindical – Chapa única liderada por Jair Meneguelli vence eleição do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema com 98,6% dos votos. Retornam Vicentinho, José Candido Pereira e Lula, representante junto ao Conselho da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Em 10 de julho de...

1911 – Nasce, em Santo André, Octaviano Gaiarsa. Médico, historiador, vereador, autor do clássico A cidade que dormiu três séculos, de 1968. Nome do museu da cidade. Obra inédita: Meus Cadernos. São seus diários. Foram abertos a partir da juventude. Hoje sob a guarda desta página Memória, por deferência de Ângelo, seu primeiro filho.

1924 – Revolução paulista. Manchete do Estadão: Ocupação de São Paulo pelas forças revolucionárias; o governo do Estado retira-se da Capital.

1939 – DER (Departamento de Estradas de Rodagem) inicia a construção da Via Anchieta, rasgando o território de São Bernardo.

1949 – Fundada a Sociedade Amigos de Utinga, em Santo André, com abrangência sobre os bairros de Santa Terezinha, Camilópolis, Parque das Nações e Vila Prosperidade.

1959 – Fundado o Clube Recreativo Guacyara, de São Caetano.

Hoje

- Dia da Pizza

- Dia do Truco

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário

Cubinho em: BONS TEMPOS.

O ANO: 1979.

Visite exposição na Biblioteca Central da Umesp. Até 31 de julho;

blog do cubinho: http://personagemcubinho.blogspot.com

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Bananal, Capivari, Pindamonhangaba, Rio das Pedras e Santa Isabel.

Santos do dia

- Felicidade e seus sete filhos. Martirizada em Roma durante o reinado de Marco Aurélio, depois de ter animado e exortado ao martírio seus sete filhos: Januário, Félix, Filipe, Silvano, Alexandre, Vital e Marcial. Corria o século 2 da era cristã.

- Bem-aventurados Francisco, Abdul-Muti, Rafael Massabki e Pacífico, um famoso trovador nascido em Marcas, na Itália, no século 13. Era chamado de o rei dos versos ou príncipe dos poetas. Cântico das criaturas é sua obra-prima. Morreu na Bélgica, no ano 1230.

- Maurício

- Verônica Giuliani

- Santo Antonio Percierskij (Ucrânia 983 – Rússia 1073). Monge. Escavou a primeira gruta em Kiev. Local de meditação. Teve seguidores, que abriram outras grutas. Em 1051 surge o Mosteiro das Grutas, do qual resta pequena parte, considerada pela Unesco patrimônio da humanidade.

Falecimentos

Florinda Albertina Daré Bitolo

(São Bernardo, 21-9-1916 – Santo André 8-7-2014)

Das filhas que nasceram no antigo bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos, em São Bernardo, dona Florinda era a moradora mais antiga. Era a matriarca de duas famílias centenárias do bairro, os Daré e os Bitolo. Ela casou-se com um moço do bairro, Valentino João Bitolo, também nascido no bairro. Tiveram três filhos: Jayme, Jairo e Rosa Maria, que lhes deram seis netos e quatro bisnetos.

Dona Florinda parte aos 97 anos. Seu corpo foi velado e sepultado ontem, no Cemitério de Vila Euclides. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;