Esportes Titulo Seleção Brasileira
Brasil confia na
torcida para ir à final

Sem Neymar, Felipão aposta na energia positiva transmitida aos jogadores para superar a Alemanha

Anderson Fattori
Enviado a Belo Horizonte
08/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Vipcomm/Divulgação


Noventa minutos – ou 120 se houver prorrogação – que representam muito mais do que manter o sonho de 200 milhões de brasileiros na conquista do hexacampeonato. A vitória do Brasil diante da Alemanha, na semifinal de hoje, às 17h, no Mineirão, em Belo Horizonte, significaria o fim da dependência do talento individual de Neymar e que a força da torcida faz diferença, afinal, os alemães se tornaram favoritos para a partida e só a energia dos torcedores, somada ao poder de reação dos jogadores, podem reverter a situação.

A semifinal da Copa do Mundo não deve ser decidida apenas na qualidade técnica dos atletas e na efetividade dos esquemas táticos impostos pelos treinadores. Quando dois gigantes do futebol se encontram, o algo a mais faz a diferença. Certamente pensando nisso, Felipão tenta tirar proveito da ausência de Neymar para encher os jogadores de brio. “O Neymar fez a parte dele. Agora é conosco: jogadores, treinador e, especialmente, o povo brasileiro que terá papel fundamental”, discursou ontem.

Obviamente, o Brasil perde a referência ofensiva sem Neymar, mas por outro lado ganha outras possibilidades. Todas elas foram treinadas por Felipão ontem na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, antes de a delegação partir rumo a Belo Horizonte. O técnico disse que já escolheu os titulares, mas guardou segredo.

A dúvida parece estar em duas formações. Na mais provável, Felipão optaria pela entrada de Dante na vaga de Thiago Silva, suspenso, e Henrique, na de Neymar, atuando com três zagueiros. Assim, Daniel Alves voltaria a ocupar a lateral-direita com Maicon entre os reservas. A expectativa é dar mais consistência defensiva e atacar pelas beiradas do campo.

Outra opção bastante treinada seria a escalação de Ramires ou Paulinho no meio, ao lado de Fernandinho e Luiz Gustavo, que volta de suspensão. Tem ainda a possibilidade da entrada simples de Willian ou Bernard, desta forma mantendo o esquema 4-3-3.

Independentemente dos jogadores e da formação que será utilizada tanto por Brasil como por Alemanha, uma coisa é certa: fortes emoções estão reservas para a semifinal de hoje, que irá exigir, e muito, do coração de cada um dos 200 milhões de brasileiros.

Seleção não sabe o que é atuar sem ter Neymar em campo há dois anos

A Seleção Brasileira, que tem compromisso marcado hoje contra a Alemanha, será diferente da que o torcedor está acostumado a ver jogar. Nos últimos dois anos, ou 39 partidas, o Brasil não sabe o que é iniciar uma confronto sem que Neymar esteja em campo. Felipão também não sabe, afinal, nos 27 jogos desde que reassumiu o comando da equipe, ele escalou o craque do Barcelona para todos.

Os números mostram a importância de Neymar para o time. O atacante participou de 56,5% dos gols marcados pela Seleção desde fevereiro de 2013, quando Felipão voltou a dirigir a equipe. Foram 18 bolas na rede, 13 assistências e oito participações diretas nos 69 tentos anotados. Com ele em campo, o Brasil soma 77,8% de aproveitamento, com 19 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas (diante de Inglaterra e Suíça).

Hoje, contra os alemães, a expectativa é saber como o time irá reagir sem a presença de seu principal jogador. “Vamos dar um pouco a mais de cada um de nós para superar a ausência do Neymar. Não será fácil, ficamos tristes com a situação, mas temos de pensar em quem está aqui agora. Para nós está superada a ausência de Neymar nesta semifinal”, garantiu Felipão. “Tenho certeza de que o grupo está focado e motivado para conseguir mais uma vitória”, acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;