Política Titulo Governo
Pinheiro confirma filha Gica como articuladora
Gustavo Pinchiaro
do Diário do Grande ABC
24/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O prefeito eleito de São Caetano, vereador Paulo Pinheiro (PMDB), retornou ontem de viagem para visitar parentes em Salvador (BA) e revelou a primeira peça em sua composição de governo. Sempre presente na vida política do pai, Gica Pinheiro manterá o papel de assessora especial a partir de 1º de janeiro.

Pinheiro destacou querer pessoa de extrema confiança para dialogar com toda a gestão. "Ela não precisa assumir uma secretaria. Seria tipo o que o Marcelo Auricchio (irmão do prefeito José Auricchio Júnior, PTB) é hoje, um assessor especial de gabinete. Não tem problema de nepotismo, porque a lei permite parente para esses casos", explicou.

Gica substituiu Pinheiro na presidência do PMDB são-caetanense no domingo e vem colhendo reconhecimento das responsabilidades que tinha na campanha. Foi a coordenadora-geral da empreitada e era requisitada pelos aliados para resolver todos problemas. Durante a posse no partido, ela rechaçou qualquer "vaidade" em assumir uma Pasta. "Quero é continuar ajudando o meu pai. A vitória foi do povo e vou ajudar a povo a ter vida política na cidade." No dia 7 de outubro, foi ela quem deu a notícia da vitória de Pinheiro nas urnas e anunciou o "fim da arrogância e perseguição".

Apesar de também revelar que tem alguns nomes para o secretariado em mente, Pinheiro manteve a postura de só discutir as indicações a partir de dezembro. O próximo prefeito já cogita promover reforma administrativa no Paço. "Vamos assumir e ver como está. Depois, vamos ver se dá para reduzir o número de secretarias, porque quanto mais secretários, mais problema."

Um exemplo usado foi a junção de Educação com Cultura pela relação das Pastas. O número de funcionários comissionados - muito questionado pela campanha do Psol, que classificou o dado como ‘caixa-preta' - também poderá ser reduzido. "Primeiro vai ficar como está, depois vamos analisar essa questão e se for necessário. Se tiver muito, reduziremos."

Pinheiro deve se reunir com os 19 parlamentares eleitos para a próxima legislatura ainda nesta semana. A intenção dele é costurar bom relacionamento com a Câmara. A reunião deve ser marcada por tom informal e não deve tratar de eleição da mesa diretora ou de posicionamentos políticos. Porém, o peemedebista tem intenção de manter o contato com os vereadores para dar início às tratativas políticas. Do grupo eleito, a coligação de Pinheiro só conquistou três cadeiras.

Principal fiador da candidata governista de Regina Maura Zetone (PTB), Auricchio já se reuniu com 13 dos 15 eleitos da coligação petebista para tentar manter um grupo político unido. A presidência do Legislativo esteve na pauta. Pinheiro, no entanto, não confia que haverá dificuldades em ter governabilidade. "Ele não definiu um grupo nessa reunião porque tinha gente minha também."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;