Política Titulo Câmara de São Bernardo
Marinho defende petista como presidente e aposta em Zé Ferreira

Prefeito articula oferecer prêmio ao vereador mais antigo da cidade

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
07/07/2014 | 07:27
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Apesar do discurso de que somente irá debater a sucessão na presidência da Câmara de São Bernardo depois da eleição de outubro, o prefeito Luiz Marinho (PT) sinalizou à base governista que quer ver um petista como substituto de Tião Mateus (PT) no comando do Legislativo são-bernardense. E seu favorito é José Ferreira, atualmente líder do governo na Casa.

Em reunião com parlamentares da sigla, Marinho defendeu o nome de Zé Ferreira, dizendo que o petista é decano na Câmara – está há oito mandatos como vereador. As argumentações foram semelhantes às utilizadas pelo chefe do Executivo quando defendeu arduamente a votação de Tião Mateus.

Na ótica do prefeito, eventual vitória de Zé Ferreira seria prêmio ao vereador petista, que por diversas vezes projetou voos maiores na política (buscando sair candidato a deputado, por exemplo) e foi podado por dirigentes locais. No primeiro mandato do chefe do Executivo, o parlamentar ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e, a contragosto, foi exonerado da Pasta.

Marinho tem mostrado desconfiança ao apostar em vereador da bancada governista para comandar o Legislativo. Ele não se esqueceu do chapéu que tomou da Casa em seu primeiro mandato. No primeiro biênio da legislatura 2009-2010, apostou em Tião Mateus e viu Otávio Manente (morto em 2011) sair vencedor. Entre 2011 e 2012, nova articulação pró-Tião Mateus e outra derrota: desta vez para Hiroyuki Minami (PSDB).

Tião afirmou que pretende ver correligionário como seu substituto – o regimento interno em São Bernardo não permite reeleição de presidente –, porém disse que não vê problemas em ter algum parlamentar da bancada de sustentação à frente do Legislativo.

GUERRA À VISTA
Embora Marinho tenha demonstrado predileção por Zé Ferreira, outros três petistas contam com apoiadores para serem o candidato do PT à chefia do Legislativo. Curiosamente, todos são ex-secretários de Marinho: José Cloves (ex-titular de Serviços Urbanos), Toninho da Lanchonete (ex-Obras) e José Luiz Ferrarezi (ex-Esportes). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;