Esportes Titulo Estádio
Tradutora de Ribeirão revela experiência de trabalhar no Mundial

Bárbara Soares ajuda os estrangeiros nos bares da Arena Corinthians e não pode assistir aos jogos

Thiago Bassan
06/07/2014 | 07:34
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Tradutora de inglês, espanhol e francês e professora de línguas, a moradora de Ribeirão Pires Bárbara Soares da Silva, 27 anos, está vivendo o sonho de muitos brasileiros: ir a todos os jogos da Copa do Mundo realizados na Arena Corinthians. Mesmo sempre batendo ponto no estádio, Bárbara não pode assistir às partidas, já que trabalha como tradutora em um dos bares dentro da praça esportiva.

“Como os jogos são internacionais, muitos turistas não falam português, e o pessoal precisa entender o que eles querem. É muita correria. Os torcedores chegam antes do jogo e estão ansiosas para comer e beber. Nos intervalos é a mesma coisa, eles querem entender o que significa aquilo e voltar logo para não perderem o jogo”, afirmou.

Apesar do desgastante desafio de atender a todos os torcedores estrangeiros, Bárbara garante que o esforço vale a pena. “O trabalho é incrível. Quando você chega ao estádio, realmente é admirável a energia das pessoas. O trabalho de equipe e a alegria dos torcedores fazem tudo valer a pena”, declarou.

A grande lamentação da tradutora é estar dentro de um estádio da Copa e não poder assistir aos espetáculos. “A gente consegue ver só um pouquinho, pois não podemos ficar saindo dos nossos postos. Quando alguém marca um gol, ouvimos a vibração da torcida e damos uma olhadinha de longe, mas, efetivamente, não assistimos aos jogos. Não compramos ingresso, estamos lá trabalhando”, explicou Bárbara.

Para a professora, a partida de abertura do Mundial, entre Brasil e Croácia, foi, por enquanto, a mais marcante das cinco em que trabalhou. “Quando saiu o gol do Brasil, todo mundo comemorou. É uma emoção que vai além do cliente, do fornecedor. Está todo mundo torcendo pelo País, então o primeiro jogo foi emocionante. Nos duelos entre as outras seleções, as coisas ficaram mais equilibradas, mas sempre é um desafio trabalhar ao mesmo tempo em que está acontecendo um evento tão grande”, relatou ela.

CAMINHADA 

Para trabalhar como tradutora na Arena Corinthians, Bárbara passou por processo seletivo de três meses e, mesmo com a forte concorrência, foi escolhida.

“Vi que havia o projeto Quero Vestir a Camisa para trabalhar na Copa e me interessei. Há três meses, comecei a participar de uma seleção, na qual era necessário que o candidato falasse, no mínimo, a língua inglesa. Passei por todas as fases e fui aprovada. Está sendo muito bom trabalhar na parte de bebidas e alimentos da Arena Corinthians”, disse.

Para a moradora de Ribeirão Pires, outro fator que pode ter influenciado na escolha dela foi a experiência com o futebol. “Desde 2012, quando fiz seletiva para tentar trabalhar na Olimpíada de Londres, estou envolvida com o esporte. No ano seguinte, traduzi os temas do Museu do Futebol, que foram ao ar recentemente e não parei mais. Também fui assessora bilingue em uma multinacional, na qual o técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, estava. Com isso, as pessoas começaram a me procurar a respeito da Copa. Já tenho uma empresa de tradução e uma coisa foi levando a outra”, detalhou.

A experiência profissional de trabalhar no maior evento de futebol do Mundo também é comemorado por Bárbara. “Um mestrado ou doutorado não chega aos pés de estar ali, em um evento mundial, no qual você é finalmente reconhecida. Para o currículo de quem trabalha na área de tradução, é muito válido”, afirmou. Agora, Bárbara ainda tem uma última partida para se despedir do evento. Ela estará trabalhando na Arena Corinthians, quarta-feira, na partida entre Argentina e Holanda, pelas semifinais da Copa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;