Política Titulo Campanha eleitoral
Começa hoje, oficialmente, a corrida pelo voto

Eleição de 2014 envolverá 142,7 milhões de eleitores no Brasil, 2 milhões do Grande ABC; publicidade de candidatos está autorizada

Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
06/07/2014 | 07:23
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Começa oficialmente hoje a campanha eleitoral de 2014. Os candidatos divulgarão seus nomes, números e projetos durante 90 dias, até que em 5 de outubro 142,7 milhões de brasileiros irão às urnas para escolher presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais (70 de São Paulo) e 1.059 deputados estaduais (94 em São Paulo).

O território paulista, aliás, é o maior colégio eleitoral do País, com 32 milhões de cidadãos aptos a votar. O menor é Roraima, com 300 mil, equivalente, por exemplo, à quantidade de votantes de Mauá.

No Grande ABC serão 2 milhões de eleitores. Políticos locais têm defendido voto em candidatos a região, para fortalecer as bancadas em prol das sete cidades. Com maior representatividade no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, mais possibilidade de encaminhamento de verbas para solucionar os problemas estruturais e sociais.

Atualmente, são quatro parlamentares que atuam pelo Grande ABC em Brasília: William Dib (PSDB), Vicentinho (PT), Helcio Silva (PT) e Vanderlei Siraque (PT) – esses dois últimos foram suplentes, mas assumiram cadeira no decorrer da legislatura. Somente o tucano não disputará a reeleição, por opção pessoal.

No Parlamento paulista a situação é semelhante. Entre os deputados estaduais a região está representada por José Bittencourt (PSD), Ana do Carmo (PT), Alex Manente (PPS), Orlando Morando (PSDB) e Vanessa Damo (PMDB). O popular-socialista tentará vaga a federal. Os outros buscarão a reeleição.

Em 2010, 178 candidatos a deputado estadual e federal com reduto em uma das sete cidades disputaram a eleição. O número exato deste ano só será auferido após o registro das candidaturas serem aprovadas pela Justiça Eleitoral, o que deve ocorrer gradativamente, com análise dos documentos.

Também será gradativa a publicidade dos candidatos. A partir de hoje são permitidos cavaletes, carros de som, comícios, distribuição de panfletos, divulgação não paga na internet e santinhos. Mas, muitos pleiteantes ainda não contrataram as agências de comunicação e gráficas para produzirem esse material, pois o CNPJ de cada político para abertura de conta bancária específicos para cada candidatura são formalizados pouco a pouco.

Acrescente-se a esse cenário a realização da Copa do Mundo, que está na fase semifinal. O Mundial acaba em grande final no domingo, dia 13, data a partir da qual as campanhas devem ser intensificadas. Por enquanto, os políticos pedem voto no tradicional boca a boca, em caminhadas e reuniões, por exemplo. Propaganda eleitoral no rádio e na televisão apenas a partir do dia 19 de agosto. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;