Política Titulo SUSTENTABILIDADE
Maria Inês deseja realizar Ribeirão +10

Proposta será implantada no primeiro ano da gestão

Cynthia Tavares
do Diário do Grande ABC
17/09/2012 | 07:23
Compartilhar notícia


Inspirada na Rio +20, convenção mundial sobre o meio ambiente, Maria Inês Soares (PT), candidata ao Paço de Ribeirão Pires, deseja realizar a Ribeirão +10 no primeiro ano do governo.

A audiência será feita para avaliar os avanços da cidade no desenvolvimento econômico durante última década. Em 2003, quando ainda era prefeita, Maria Inês elaborou a Agenda 21 para o município - lista de propostas para solucionar problemas ambientais.

O documento foi um acordo firmado mundialmente e cada cidade adaptou as pautas para as melhoras locais. "A agenda de desenvolvimento sustentável da cidade precisa estar aliada à sustentabilidade. Toda discussão econômica deve passar pelo meio ambiente", analisa a prefeiturável.

A intenção da petista é debater novas propostas com a população e a sociedade civil, a exemplo do que foi feito em 2003. "Faremos o trabalho conjunto, mas a ideia é reunir as pessoas nos bairros separados pelos temas principais", destacou Maria Inês.

Ribeirão está em área de 100% manancial. Por conta disso, a legislação determina que somente empresas não-poluentes podem se instalar no município. Utilização dos terrenos para construções também fica comprometida.

Maria Inês destaca que o trabalho de desenvolvimento econômico da cidade com foco na sustentabilidade fica mais fácil com a aprovação da Lei Específica da Billings. "A legislação permite ações, mas a flexibilização precisa ser analisada, ver qual é o limite", atenta a ex-prefeita.

Maria Inês ressalta que o meio ambiente figura entre os assuntos principais da política atual, diferente do que ocorria no passado, quando o mais importante era apenas o desenvolvimento para enriquecer os cofres públicos. "A humanidade evoluiu e as pessoas criaram consciência da importância do meio ambiente e a agenda verde ganhou notoriedade", ressalta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;