Política Titulo Propaganda
Lula lamenta a ausência de
campanha da região na TV

Na sede de seu instituto, ex-presidente grava vídeo e áudio
para os seis candidatos a prefeito do PT no Grande ABC

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
04/09/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu ontem a primeira demonstração enfática de apoio aos seis candidatos do PT a prefeito no Grande ABC. Na sede de seu instituto, na Capital, gravou mensagens de áudio e vídeo para os companheiros utilizarem na campanha. Por outro lado, lamentou a falta de propaganda eleitoral televisiva na região.

Lula fez a consideração enquanto fotografava com os prefeituráveis Carlos Grana (Santo André), Donisete Braga (Mauá), Maria Inês Soares (Ribeirão Pires), Claudinho da Geladeira (Rio Grande da Serra), Luiz Marinho (São Bernardo) e Mário Reali (Diadema), os dois últimos candidatos à reeleição.

A observação é justificada pelo reconhecido potencial de transferência de votos do ex-chefe da Nação. Na eleição da Capital, por exemplo, Fernando Haddad (PT) subiu de 9% para 16% em apenas uma semana aparecendo ao lado de Lula no horário eleitoral gratuito. Segundo pesquisa Ibope, o petista está tecnicamente empatado em segundo lugar com José Serra (PSDB, 20%). Celso Russomanno (PRB) lidera com 31%.

As fotos foram registradas na sacada do Instituto Lula. Após realizar sessão de fonoaudiologia, o ex-presidente apareceu descontraído ao lado dos afilhados de calça jeans e camisa polo. "A foto e o apoio do presidente todo mundo pode ter, mas o voto só eu", garantiu Marinho, lembrando que Lula mora e vota em São Bernardo. O comentário gerou gargalhadas.

 

DIVISOR DE ÁGUAS

Os prefeituráveis trataram o encontro como um divisor de águas para suas campanhas. Com exceção de Marinho e Reali, que lideram as pesquisas em suas cidades e têm chances de vitória no primeiro turno, os outros quatro petistas ainda tentam alavancar suas candidaturas.

"A responsabilidade maior de ganhar a eleição é do PT e de seus aliados, mas evidente que o presidente traz um peso considerável neste momento. Até os adversários mais ferozes têm de reconhecer que ele fez uma revolução social no Brasil", discorreu Grana. Na gravação, Lula lembrou que, assim como o candidato, emergiu do movimento sindical.

"É um ganho eleitoral fundamental para a reta final da campanha. É o que estava faltando para evidenciar de vez a boa relação que temos com o governo federal", considerou Donisete. "É a exposição da sintonia que ele sempre teve com Mauá. Vejo cenário extremamente positivo para os próximos dias."

O material de campanha foi gravado pelo próprio instituto e deverá ser disponibilizado aos prefeituráveis até o fim da semana. "Vou colocar no site, nas redes sociais, em telões... É apoio fundamental para construirmos a campanha. Lula é o presidente com os maiores índices de aprovação popular da história", ressaltou Maria Inês.

Líder garante comícios em quatro cidades

 

O encontro de ontem praticamente definiu as datas dos comícios de Lula no Grande ABC durante o primeiro turno. A considerar os acertos, o ex-presidente iniciará a peregrinação por Mauá, de Donisete Braga, no dia 14. Ele subirá no palanque de Luiz Marinho, em São Bernardo, no dia 22. No dia seguinte, desembarcará em Santo André para pedir votos a Carlos Grana. A visita a Diadema, de Mário Reali, está marcada para o mesmo fim de semana, mas sem o dia definido.

Desta forma, estão contempladas as candidaturas do PT nas quatro maiores cidades da região. Ainda há a possibilidade de um quinto comício para alavancar a campanha de Maria Inês. "Meu nominho estava lá na lista. Vamos tentar levá-lo a Ribeirão", disse a prefeiturável. A agenda é preparada pelo secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi.

"O presidente está animado e otimista porque sabe que estamos bem nos páreos das seis cidades. Hoje (ontem) foi um tira-gosto para a ida dele ao Grande ABC", considerou Grana.

Lula perguntou aos companheiros sobre a saúde do prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), que retornou ontem ao trabalho após 17 dias de internação. MR




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;