Publicado em domingo, 2 de setembro de 2012 às 07:00

Ribeirão Pires ganha primeira UPA


Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC

Incorporar notícia

Orlando Filho/DGABC

A população de Ribeirão Pires poderá contar, a partir de quarta-feira, com a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do município, localizada na Estrada da Colônia, 2.959. A cerimônia de inauguração foi realizada na manhã de ontem e contou com a presença do prefeito Clóvis Volpi (PV).

A unidade é a primeira do País que funcionará anexada a um complexo hospitalar. As obras do Hospital Municipal Santa Luzia, iniciadas em 2008, terminarão até dezembro. A expectativa é entregar o equipamento até o fim do primeiro trimestre de do ano que vem.

A UPA funcionará como pronto-atendimento do hospital e poderá atender, em média, 500 pacientes por dia. Ao todo, 50 médicos (clínicos gerais e pediatras) trabalharão em regime de plantão no local.

Com a abertura da unidade, o pronto-socorro do sobrecarregado Hospital São Lucas deixará de funcionar. O hospital, que tem 52 leitos, receberá os casos de retaguarda, que necessitarem de maior tempo de internação. "A porta de entrada do novo hospital é a UPA. A ideia é reduzir o tempo de espera nos atendimentos (em relação ao PS do São Lucas) e dar solução rápida aos problemas de saúde dos pacientes", explica o secretário de Saúde, Alan Frazatti. Além da ala de internação, a maternidade do São Lucas permanecerá em atividade.

A nova UPA é do tipo 2 e conta com estrutura ampliada. Há salas de inalação, medicação, gesso, raio X e aparelho de eletrocardiograma. O governo federal, idealizador do projeto, ajudará no custeio da unidade com R$ 175 mil mensais.

Durante a fase de adaptação dos usuários, a Prefeitura disponibilizará um micro-ônibus para transportar os pacientes do Hospital São Lucas até a UPA.



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista