Esportes Titulo Em Londres
Jogos Paraolímpicos começam hoje
Do Diário do Grande ABC
29/08/2012 | 07:12
Compartilhar notícia


Agora é a vez de os atletas especiais atraírem a atenção do mundo esportivo. Começa hoje a 14ª edição dos Jogos Paraolímpicos, em Londres, com a cerimônia de abertura, a partir das 16h30 (Brasília), no Estádio Olímpico de Stratford.

A competição contará com mais de 4.200 para-atletas de 165 países - maior número de competidores em todas as edições - e mais de 500 medalhas serão distribuídas ao longo de 11 dias de disputas. O Brasil será representado por 182 esportistas - há quatro anos, em Pequim-2008, foram 188.

A meta do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro) é superar as 47 medalhas (16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze), conquistadas na Paraolimpíada de Pequim, e alcançar o sétimo lugar no quadro geral de medalhas, em contrapartida ao nono lugar de quatro anos atrás.

O recordista brasileiro de medalhas em Jogos Paraolímpicos, Clodoaldo Silva, se despede das piscinas em Londres. Ele subiu ao pódio da competição mais importante do mundo 13 vezes (faturou seis ouros, cinco pratas e dois bronze em três edições). Além dele, o também nadador Daniel Dias é cotado para trazer medalha após nove pódios em Pequim.

O atletismo também é promessa de medalhas neste ano. O CPB projeta ao menos 15 pódios dos 35 brasileiros que disputam a modalidade. As competidoras de São Caetano Shirlene Coelho, no lançamento de dardo, e a velocista Terezinha Guilhermina estão entre os destaques. A cerimônia de encerramento será no dia 9.

DISPUTAS

As competições da Paraolimpíada começam a partir da madrugada de amanhã. Na natação, Ivanildo Vasconcelos disputa eliminatórias dos 100 m costas, da classe S6, por volta das 5h30 (Brasília). Na sequência, Raquel Viel luta por vaga na final dos 400 m livre, categoria S12, além de Ítalo Lima e Ronaldo Santos, que competem nos 100 m costas, classe S7. A classificatória de três categorias do tênis de mesa também ocorre na madrugada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;