Economia Titulo Oportunidades de negócios
Sebrae auxilia na venda a estrangeiros

Entidade cria Central de Línguas, serviço gratuito de intérprete para ajudar lojista a fazer negócios

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
29/06/2014 | 07:07
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Com a legião de turistas estrangeiros que ingressou no País para acompanhar a Copa do Mundo, o que o lojista da região pode fazer para não perder vendas caso um gringo entre em seu estabelecimento? Pensando nas possibilidades de negócios que podem ser geradas com o evento esportivo, o Sebrae-SP montou a Central de Línguas, para auxiliar o micro e o pequeno empreendedor.

Trata-se de serviço gratuito que o empresário pode acessar pelo telefone 0800-823-4567. Basta colocar na linha o potencial consumidor de outro país para que o funcionário do Sebrae ajude na comunicação para a efetivação da venda. Os atendentes desse 0800 auxiliam (nos idiomas inglês, francês, espanhol e japonês) por 24 horas, como intérpretes à disposição para a conversa com os turistas. O foco principal são empresários de pequeno porte de comércio e serviços, como proprietários de hotéis, bares e restaurantes e também taxistas.

A central está em funcionamento desde o dia 12, data de abertura do Mundial. De acordo com a consultora do Sebrae-SP Heloisa Dantonio Endriukaitis, ainda não houve adesão de empresários da região. “Muitos entenderam como (se fosse) escola de idiomas”, afirma. No entanto, ainda dá tempo de fazer uso da iniciativa, que ficará em operação até 13 de julho (final da Copa). A expectativa da instituição é atender cerca de 10 mil pessoas durante o período.

OPORTUNIDADES - A Central de Línguas se insere em conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Sebrae-SP para potencializar os negócios dos empreendedores paulistas ao longo do evento.

Um exemplo foi a criação de guias em que é possível encontrar indicação de tendências de negócios em dez setores mapeados, e que dá dicas sobre como aproveitar o movimento de turistas. Além disso, a entidade preparou boletins técnicos que servem de material de referência, por exemplo, com informações sobre as regras de licenciamento e produtos oficiais da Fifa.

GASTOS - Números da Visa mostram que a Copa tem potencial para dinamizar parte do comércio e dos serviços do País. Do dia 12 ao dia 15, os turistas internacionais movimentaram R$ 27 milhões com seus cartões, aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano passado e 47% mais se comparado aos primeiros dias da Copa das Confederações. Os que mais gastaram foram os torcedores dos Estados Unidos (US$ 6,6 milhões), que continuam na Copa; seguidos pelo Reino Unido (US$ 2,3 milhões) – seleção que já deu adeus ao Mundial –, e pela França (US$ 1,7 milhão), que também se mantém na disputa. México (US$ 1,3 milhão) e Argentina (US$ 1,2 milhão) também estão na lista dos dez países que mais consumiram nesses três dias. 




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