Diarinho Titulo Tira-dúvidas
A Copa pode voltar para o Brasil?
Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
29/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


No futuro, o Brasil pode sediar de novo a Copa do Mundo. Mas, provavelmente, vai dorar muitos anos para isso acontecer. Um dos motivos é que, desde 2010, o Mundial ocorre um continente diferente a cada edição.

Na primeira vez que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) realizou a rotação continental (processo de alternar a sede de acordo com o continente), a África do Sul foi escolhida por meio de votação para receber o evento. Na época, competiram também Marrocos, Egito e Líbia e Tunísia, todos integrantes da CAF (Confederação Africana de Futebol).

Para a Copa de 2014, puderam disputar países da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). junho de 2003, Brasil, Argentina e Colômbia donstraram interesse. Por fim, nosso País foi eleito pela Fifa, desde que cumprisse os quesitos necessários.

As exigências eram ter, pelo menos, oito estádios com capacidade mínima para 40 mil pessoas, tecnologia para suportar grande volume de troca de informações (pela internet e telefone), boas infraestrutura de transporte e acomodações.

A próxima edição do evento, 2018, ocorrerá na Rússia, que integra a Uefa (União das Federações Europeias de Futebol). 2022, será no Catar, da AFC (Confederação Asiática de Futebol). Para as dais edições, dev concorrer países da Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) e, seguida, da OFC (Confederação de Futebol da Oceania).

O Brasil não deve ser selecionado no próximo sorteio da Conmebol, pois está sendo o último país sul-americano a sediar o Mundial.

Opinião

Em entrevista, Ronaldo Fenômeno disse que a Fifa nunca mais escolherá o Brasil para sediar a Copa por causa dos problemas que ocorreram na preparação do evento. Será que ele está certo?

Rio de Janeiro sediará Olimpíada

O Brasil receberá outro evento importante em 2016: a Olimpíada, que ocorre entre 5 e 21 de agosto. O Rio de Janeiro será a primeira cidade sul-americana a sediar os jogos. A escolha foi feita em 2009 pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em Copenhague, na Dinamarca. A Paraolimpíada (maior evento esportivo do mundo envolvendo pessoas com deficiência) acontece entre 7 e 18 de setembro.

O processo de seleção da cidade-sede tem duas fases. Começa com as inscrições e um questionário que reúne temas importantes para uma organização bem-sucedida. Após análise do COI, as cidades classificadas passam para a próxima fase.

Aquelas que continuam na disputa respondem questionário ainda mais detalhado e recebem a visita de integrantes da comissão avaliadora, composta por representantes do COI, federações esportivas internacionais, comitês nacionais, atletas e outros especialistas. Entre os critérios analisados estão a infraestrutura geral, apoio político e social, transporte, segurança e acomodações.

Após o anúncio final, a cidade eleita assina contrato que delega as responsabilidades de organizar os jogos e um Comitê Olímpico Nacional.


Luiz Felipe de Paula Nascimento, 9 anos, de Mauá, gostaria que, no futuro, o Brasil sediasse a Copa do Mundo mais uma vez. No entanto, acredita que vai demorar para isso acontecer. “A última vez que o País recebeu o Mundial foi há 64 anos.” Na opinião de Luiz Felipe, a Seleção Brasileira sempre tem mais chance de vencer quando atua em casa. “É legal ter os jogos aqui.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;