Cultura & Lazer Titulo Artes visuais
Cores do grafite em
prol da revitalização

Exposição ‘Arte na Coleta’ mostra a partir de
hoje fator transformador da arte de andreenses

Luís Felipe Soares
10/06/2014 | 07:20
Compartilhar notícia
Divulgação


Com a ajuda de criatividade e muita cor, grafiteiros de Santo André deram outra cara para algumas antigas papeleiras do município. As velhas lixeiras azuis estão sendo substituídas e os artistas locais emprestaram seu talento para mostrar para a população que é possível revitalizar materiais descartados. O resultado desse inusitado trabalho pode ser visto a partir de hoje na exposição Arte na Coleta, em cartaz no corredor de entrada do prédio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), no Centro. A abertura está agendada para as 18h e a visita tem entrada franca durante todo o mês do meio ambiente.

O projeto é uma parceria entre a autarquia andreense com o Coletivo N.A.S.A. (Núcleo de Ações Socioculturais Ativista), este último responsável pela seleção dos dez participantes, entre eles Rafael Lucena, Zhein Car, Thiago Fheit e Droo. A mostra foi montada no fim de maio, quando os grafiteiros desenvolveram ação no Parque da Juventude, no Jardim Ipanema.

“O grafite não não está preso a muros e paredes. Foi uma oportunidade de provarmos que podemos fazer grandes e microdecorações”, afirma Rodrigo Smul, um dos integrantes do coletivo. “A linguagem é uma ferramenta de transformação e acho que esse tipo de projeto pode chamar a atenção. Quando as caixas estão pintadas, o pessoal já olha diferente para elas.”

Além das obras, a primeira noite da mostra contará com o lançamento de um catálogo sobre o Arte na Coleta, com imagens do processo de elaboração dos desenhos – feitos com a ajuda de sprays, pincéis, canetas e tintas acrílicas – e um histórico dos artistas envolvidos.

Este é o segundo projeto do gênero desenvolvido pelo Semasa. Em dezembro, eles apostaram nos desenhos em um muro na Estação de Coleta Carnaúba, na Vila Guiomar, para espantar vandalismos. “A ajuda dos grafiteiros já deu certo e estamos dando sequência. Queremos alertar a população para os cuidados com o patrimônio público. A arte pode fazer com que as pessoas reflitam sobre seu comportamento e sua ligação com o lixo”, diz o diretor de resíduos sólidos da autarquia, Edi Ferreira dos Santos.

O objetivo é que as papeleiras sejam espalhadas pelos principais parques da cidade, como o Celso Daniel, o Central e o Antônio Flaquer (Ipiranguinha), no segundo semestre.

Arte na ColetaExposição. A partir de hoje, às 18h. No Semasa (prédio) – Av. José Caballero, 143, Santo André. Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Até dia 30. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;