Cultura & Lazer Titulo 'Anormais São os Outros'
Dom de observar

Jornalista mistura momentos em crônicas que fazem
reflexões sobre a vida e leva os leitores a pensarem

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
21/11/2011 | 07:04
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

As experiências pessoais da jornalista Lucia Sauerbronn se tornaram mais do que lembranças. Sua percepção sentimental dos acontecimentos ao longo de seus 57 anos deu origem à crônicas nas quais faz reflexões sobre a vida e leva os leitores a pensarem as questões levantadas por ela.

Parte dessa produção está no livro 'Anormais São os Outros' (Escrita Comunicação Dirigida, 136 páginas, R$ 16), seu segundo livro de crônicas. Após divulgação em pontos de São Bernardo, São Caetano e Diadema, a autora estará hoje, a partir das 14h, na Unidade Perimetral (Rua Dona Gertrudes de Lima, 658. Tel.: 4438-4477) da Coop, em Santo André, onde participa de tarde de autógrafos. Amanhã, no mesmo horário, ela visita a Unidade Capuava (Avenida das Nações, 1.600. Tel.: 4472-1044), também no município. A entrada é franca.

A coletânea reúne um total de 31 crônicas que foram publicadas na Revista Coop entre 1999 e 2010. As selecionadas contam com temas mais atemporais, que não ficaram presos a assuntos extremamente atuais. A média é de quatro páginas por conto, facilitando sua leitura. "É um livro para ler em uma sentada. Cada vez que você dá uma sentadinha e relaxa por cinco ou dez minutos é possível ler uma história", brinca Lucia.

Moradora de Santo André, ela se diz uma pessoa muito desligada em seu dia a dia. A falta de atenção no que observa talvez seja sinal de que já esteja montando o texto em sua cabeça, onde contextualiza o presente e o passado. "Acho que tenho uma visão periférica das coisas. Quando olho algo, parece que vejo mais."

É com essa percepção que vai além do comum que a escritora fala sobre variados assuntos. A saudade da neta, as bizarrices das simpatias populares, as pelas peculiaridade de uma discussão sobre a cor de uma roupa, o senso humanitário do trabalho da ex-chacrete Rita Cadillac, a briga contra uma noite de insônia e o amor pelo pai estão espalhadas pelas páginas. Um dos destaques é o conto título, 'Anormais São os Outros', no qual divaga sobre manias que deixam as pessoas estranhas e sempre nos deixam completamente comuns.

A harmonia encontrada por Lucia em ligar fatos e ideias deixa a leitura do livro extremamente agradável. O segredo é saber como contar uma boa história. "Tenho de ser precisa nas palavras e contida nas emoções. Tento contar histórias de maneiras diferentes e divertidas", explica. "Encontro pessoas que dizem que parece que estou dentro de suas casas. Há essa aproximação quando se escreve crônicas, que mexe com sentimentos e memórias."

Prestes a completar 40 anos de jornalismo, Lucia deixa de lado a busca pelo factual para observar o mundo com calma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;