Cíntia Bortotto Titulo Carreira
Você conhece o mentoring?
Cíntia Bortotto
02/06/2014 | 07:05
Compartilhar notícia


Uma tendência do mundo corporativo é o mentoring, que cada vez mais ganha popularidade no mundo empresarial. É uma ferramenta muito eficaz e algumas vezes pode ser considerada mais assertiva que muitos outros tipos de treinamento. Ela utiliza o potencial que existe dentro da empresa, como o conhecimento de funcionários mais experientes, para impulsionar a inovação e a criatividade. No processo, ganham tanto o aprendiz quanto o mentor, que geralmente se sente muito motivado.

O processo de desenvolvimento ajuda “mentorados” a alavancarem sua carreira, por meio de encontros. Nestas reuniões são discutidas as experiências do mentor, carreira, relações dentro da organização, dicas organizacionais, o futuro da organização, possibilidades e o mentorado utiliza-se da experiência e do conhecimento que o mentor tem para alavancar projetos, carreira e para aprender.

O principal benefício deste tipo de programa é o desenvolvimento de talentos. Uma das principais consequências é a diminuição do turnover (rotatividade) neste grupo que recebe o programa. O retorno se percebe rapidamente.

A implementação do processo passa pelas mesmas etapas:

1. Alinhamento com a alta gestão;

2. Definição dos participantes;

3. Definição dos mentores, frequência e duração;

4. Encontro para formar mentores;

5. Conversas individuais com mentorados;

6. Realizar eventuais trocas de duplas;

7. Acompanhar se os primeiros encontros aconteceram;

8. Encontros com todos para falar do programa;

9. Acompanhamento mensal do programa e demonstração de indicadores e avaliação sobre os mentores.

Em geral, o mentoring tem algumas características. É, geralmente, dedicado a jovens talentos e os mentores não são da mesma hierarquia, ou seja, da mesma área do mentorado. O foco não é a área de conhecimento técnico e sim carreira, relações e, principalmente, o futuro da organização.

Para o processo, são necessários mentores experientes e o treinamento pode ter diferentes tempos de duração, além de giro de mentores de tempos em tempos.

Algumas pessoas se confundem com o processo de mentoring e coaching e me perguntam se há relação entre eles. Realmente, as atividades estão relacionadas. No entanto, no coaching, o líder coach não precisa necessariamente ter experiência na área de seu coachee, o que é imprescindível para o processo de mentoring. Além disso, em algumas áreas de coaching, o profissional pode nem mesmo aconselhar ou dar soluções especificas para problemas relacionados com a carreira de quem está sendo assistido.

Para ser o mentor de executivos de alto nível é necessário ter poder e influência na tomada de decisão. Se você é mentor, mentorado ou se apenas está conhecendo esta nova forma de desenvolvimento, siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;