Cultura & Lazer Titulo Música
Show reúne bambas
do samba na Capital

Alcione, Roberta Sá, Martinho da Vila e Diogo
Nogueira se apresentam no Parque da Juventude

Vinícius Castelli
23/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Peles de surdo e pandeiro preparadas, cordas de violão e cavaquinho novas em folha e vozes afinadas. Tudo pronto para a grande estrela entrar no palco: o samba. O tema de domingo, em São Paulo, é o ritmo, que toma conta do Parque da Juventude, a partir das 16h30, com o espetáculo Nivea Viva o Samba.

O evento, que chega à sua terceira edição, antecede as comemorações do centenário do gênero, que tem como marco zero o registro na Biblioteca Nacional, realizado em 26 de novembro de 1916, do tema Pelo Telefone, assinado por Donga e Mauro de Almeida, canção que é tida como o primeiro samba oficial. A entrada é gratuita.

No palco, o público poderá se divertir com a presença de quatro dos mais importantes nomes do gênero: Alcione, Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Roberta Sá, que serão acompanhados no palco por 19 músicos. A direção do espetáculo é assinada por Monique Gardenberg. A direção musical é de Alceu Maia e o roteiro é responsabilidade de Hugo Sukman.

Martinho da Vila diz que esse show, de certa forma, conta boa parte da história desse gênero. “Temos vários tipos de samba: o mais lento, o samba romântico, o samba-canção, o samba-enredo e, principalmente, os sambas bem alegres”, afirma o cantor e compositor.

A apresentação traz, além de performances solo e números coletivos, duetos, como é o caso de Diogo Nogueira com Martinho. Eles apresentarão a faixa Sou Eu, obra de Chico Buarque e Ivan Lins. Nogueira ainda divide uma canção com Robertá Sá. Ela começa cantando Com Que Roupa? – composição de sucesso de Noel Rosa – e depois se junta ao cantor para interpretar Vestido de Bolero, samba de 1944.

Alcione e Roberta Sá também se encontram para cantar Conto de Areia, samba de cadência baiana assinado por Romildo Bastos e Toninho Nascimento, que ficou conhecido na voz da mineira Clara Nunes.

No passeio musical, é possível se deparar em vários momentos com canções do início e da metade do século passado. Para Martinho, essa é uma boa oportunidade para que a nova geração conheça as raízes do samba. “Em todos os meus discos eu sempre trouxe uma memória de sambas antigos e músicas que merecem ser regravadas”, explica.

Aproveitando o clima da festa que comemora o gênero musical, Martinho, que já está concentrado em seu próximo lançamento, um DVD sobre enredos, brinca que o samba anda “devagar, devagarinho, mas com objetivo certo e avançando sempre.”

Nivea Viva o Samba – Shows. Domingo, a partir das 16h30. No Parque da Juventude – Av. Cruzeiro do Sul, 2.630. São Paulo. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;