Setecidades Titulo São Bernardo
Dono de academia
se apresenta à polícia

Empresário garantiu que unidade da Tem Esportes
da Vila Pauliceia passava por manutenção constante

Illenia Negrin
Renata Rocha
21/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


 Um dos proprietários da rede Tem Esportes, Mario Leonardo Vendrami, se apresentou no início da noite de ontem à polícia. Em depoimento à delegada titular do 5º DP (Pauliceia) de São Bernardo, Telma Regina Violi Preto, ele classificou como “fatalidade” a explosão ocorrida na academia do bairro, que provocou a morte de duas pessoas e deixou 19 feridos no sábado.

Ele garantiu que a unidade passava por manutenção constante e estava com as vistorias em dia. Vendrami apresentou ainda série de documentos que comprovam a situação regular da academia, como alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura e auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, ambos dentro do prazo de validade. O empresário disse à polícia acreditar que o acidente tenha sido motivado pela ruptura da tubulação de gás do sistema de aquecimento da piscina, e não por vazamentos que poderiam ter sido detectados em serviços de rotina. Segundo ele, o cheiro de gás só foi notado horas antes do ocorrido. Vendrami negou que a situação fosse recorrente, conforme disseram vizinhos e funcionários.

O advogado Roberto Leonessa, que representa Vendrami e sua mulher e sócia, Eliana, compareceu sozinho pela manhã à delegacia e explicou que seus clientes ainda não haviam se apresentado por estarem “muito abalados”. “Ninguém espera uma tragédia dessas”, emendou. A promessa era de que o empresário prestasse depoimento até sexta-feira. “Mas decidimos antecipar, já que conseguimos juntar toda a documentação necessária”, explicou. O defensor garantiu ainda que seu cliente arcará com todas as responsabilidades, inclusive com os danos materiais das famílias que tiveram seus imóveis destruídos.

A perícia, que apontará as causas da explosão, será concluída hoje, segundo a delegada. Ontem, o número de feridos oficiais aumentou de 16 para 19.

Acidente é alerta para outras academias, segundo clientes

A explosão da academia Tem Esportes, no bairro Pauliceia, em São Bernardo, gerou preocupação entre os frequentadores das outras três unidades da rede na cidade. Apesar do clima de espanto com a gravidade do acidente, a movimentação segue normal nos outros três espaços (no Jardim do Mar, Rudge Ramos e Nova Petrópolis). Para os frequentadores, é importante que o episódio deixe lição aos gestores de todas as academias: estar atentos à manutenção.

“Conheço o funcionamento das caldeiras e sei que é seguro. O que houve foi falha de algum equipamento ou falta de manutenção”, destaca o engenheiro elétrico Renato Barboza de Torres, 34 anos. Mesmo com a preocupação, considerada natural, ele e a mulher decidiram manter o filho Arthur, 5, nas aulas de natação.

O motorista Geraldo Aguiar Duarte, 49, revelou apreensão após saber do acidente, no entanto, considera a estrutura da rede uma das melhores da região. Há oito meses as filhas de 6 e 11 anos são alunas de natação na unidade Nova Petrópolis. “Na quinta-feira vou procurar saber sobre o sistema de aquecimento desta unidade”, destaca.

Para o gerente de projetos de TI, Ricardo Romeiro, 37, a fatalidade deve servir de alerta para evitar outros acidentes. Ele, a mulher e duas filhas, com 4 e 9 anos, fazem natação na unidade Caminho do Mar há cerca de dois meses.

De acordo com o propagandista Henrique Soares, 27, a unidade Pauliceia era a mais antiga das quatro. “Comecei a fazer natação lá em dezembro e, com dois meses, pedi transferência. O pessoal sempre reclamava do cheiro de gás.” (Natália Fernandjes)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;