Setecidades Titulo Prevenção
Sistema de gás exige observação diária, dizem especialista

Atenção constante pode evitar tragédias
como a explosão em academia de São Bernardo

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os constantes acidentes envolvendo o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) trazem à tona cuidados necessários para assegurar que os sistemas de aquecimento a gás estejam em perfeito funcionamento. Especialistas ouvidos pelo Diário recomendam observação diária para evitar tragédias, como a explosão em academia de ginástica em São Bernardo, no sábado. Segundo o Corpo de Bombeiros, vazamento na tubulação do gás usado para aquecer a piscina é a causa mais provável do acidente.

O professor de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera de São Caetano Marcos Tenani destaca que é preciso estar atento à tubulação em busca de odor característico. “O GLP não tem cheiro, mas as empresas acrescentam aquele odor para que possamos reconhecer vazamentos”, diz. Quando constatado cheiro de gás, o ideal é chamar assistência técnica imediatamente.

Tecnicamente, o gás é um tipo de combustível que precisa ser queimado para se transformar em energia térmica e, dessa forma, aquecer a água. No caso da academia onde o correu o acidente, a caldeira é o equipamento utilizado para a queima do GLP. “O importante é saber se a tubulação que leva o gás do tambor até a caldeira está em perfeito estado de conservação e com manutenção em dia”, observa Tenani.

Conforme explica a professora de Engenharia Química do Centro Universitário da FEI Maristhela Marin, o GLP é mais pesado que o ar e, por isso, se acumula próximo do chão. Quando o ambiente não é ventilado, a chance de explosão aumenta. “Quando temos manutenção correta, vistoria periódica e local ventilado conseguimos minimizar o risco.”

Em casa, Tenani alerta para a necessidade de cuidados básicos, como manter o botijão do lado de fora da residência e sempre verificar a data de validade da mangueira do equipamento, já que o plástico precisa ser substituído. “Vale a ação simples de passar esponja com detergente para verificar se há formação de bolhas ou mais espuma”, ressalta.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;