Política Titulo Bastidores
Hamilton Lacerda e Edgar Nóbrega atuam em campanhas petistas

Ex-vereadores de S.Caetano ficaram marcados pelos casos dos ‘aloprados’ e do ‘mensalinho’

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/05/2014 | 07:13
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Distante das atividades partidárias após escândalos, os ex-vereadores de São Caetano Hamilton Lacerda (PT) e Edgar Nóbrega (afastado do PT) retornam ao cenário político com atuações de bastidores nas pré-campanhas para deputado estadual de Luiz Turco (PT-Santo André) e Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT-Mauá), respectivamente.
Edgar é coordenador do projeto eleitoral de Paulo Eugenio em São Caetano. O ex-parlamentar tem articulado reuniões com eleitores da cidade para o pré-candidato de Mauá expor suas propostas, além de divulgar a pré-campanha em redes sociais e no boca a boca da cidade.


Essa é a primeira atividade de Edgar desde que protagonizou o caso do ‘mensalinho’. Ele vinha atuando como professor em faculdade e colégio, além de exercer a profissão de economista com prestação de consultorias sindicais. O vídeo em que o ex-petista e o ex-secretário de Governo do Palácio da Cerâmica Tite Campanella (DEM) teriam acertado bases financeiras para uma suposta oposição branda ao ex-prefeito do município, o atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), foi divulgado na internet dia 25 de agosto de 2012.


Edgar foi retirado da presidência do PT, afastado do partido e pressionado a desistir da candidatura à Prefeitura de São Caetano, que estava em plena atividade. Foi alvo de inquéritos arquivados do Ministério Público e do Gaeco-ABC (Gurpo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Sindicância na Prefeitura também não apontou irregularidade.


Figurante do caso dos ‘aloprados’, que estourou em 2006, Hamilton Lacerda é um dos apoiadores em São Caetano da empreitada do mandatário do PT de Santo André, Luiz Turco. “Para mim é uma honra receber esse apoio. O Hamilton é muito meu amigo, um militante comum do PT que está voltando gradativamente e tem o compromisso de me ajudar. Se não fosse o meu nome, ele poderia apoiar outra pré-candidatura”, opinou Turco, que descartou influência negativa da adesão do ex-vereador.


Hamilton voltou à vida pública desde que retornou aos quadros do PT em fevereiro de 2010. Disputou sem sucesso eleição para vereador em 2012. Em julho do ano passado, foi nomeado diretor de projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Hamilton foi o petista de São Caetano mais influente e o único a se aproximar de vitória na disputa pela Prefeitura em 2004.


Coordenava a campanha ao Palácio dos Bandeirantes do hoje chefe da Casa Civil do governo federal, Aloízio Mercadante (PT), quando foi flagrado por câmeras de um hotel da Capital portando uma mala em que supostamente havia dinheiro para compra de dossiês contra o nome do PSDB – ele diz que era material de campanha e laptop. As informações ligariam tucanos à Máfia dos Sanguessugas, esquema que comprava ambulâncias superfaturadas em prefeituras paulistas.


Edgar, Hamilton e Paulo Eugenio não foram localizados para comentar o caso. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;