Política Titulo Apoio
Petistas da região concordam com Lula, mas refutam generalização

Dirigentes apoiam puxão de orelha do ex-presidente sobre militantes que se aproveitam da sigla

Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
02/05/2014 | 07:32
Compartilhar notícia


Dirigentes e lideranças petistas do Grande ABC apoiaram a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, durante homenagem recebida na quarta-feira em Santo André, insinuou que parte da sigla tira proveito particular em atitudes de desvio de conduta. No entanto, eles condenaram qualquer tipo de generalização quanto à atuação dos correligionários.

Durante a cerimônia na qual foi condecorado com o título de cidadão andreense, Lula declarou que representantes da legenda “não foram eleitos para tirar qualquer vantagem pessoal” porque o partido “não foi criado para ser igual” aos demais.

Presidente do diretório petista de Santo André e pré-candidato a deputado estadual, Luiz Turco avalizou a declaração do líder máximo do petismo. “Ele (Lula) mandou recado para a nossa militância. O PT foi criado para ser partido diferente e não podemos permitir que algumas pessoas cometam certos erros”, mencionou Turco. Por outro lado, o petista ressaltou que não se deve generalizar para gerar imagem negativa da sigla. “O partido passou a ser atacado. É como se tudo fosse culpa do PT”, completou.

Recentemente, o deputado federal e ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados André Vargas, do Paraná, pediu desfiliação do PT após ser acusado por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef, e investigado na Operação Lava Jato da PF (Polícia Federal).

Comandante do petismo em São Caetano, Márcio Della Bella citou o caso de André Vargas para concordar com o puxão de orelha dado por Lula. “No PT, aqueles que errarem, e for comprovada a falha, têm de pagar. Mas é claro que são fatos isolados, não podemos generalizar”, declarou Della Bella.

Para o ex-mandatário do PT de Diadema e vereador Josa Queiroz, falhas individuais expõem o partido como um todo. “Se acontecer, são ações individuais e isoladas”, considerou.
Um dos líderes do partido em Mauá, o vereador Rômulo Fernandes opinou que as palavras de Lula servem de reflexão a todos os militantes petistas. “Algumas pessoas do partido cometeram equívocos que geraram repercussão negativa (à sigla). Por isso foi válido o puxão de orelha”, frisou. Rômulo também lembrou do caso de André Vargas para referendar a fala do ex-presidente. “Ainda não há nada comprovado contra ele (Vargas), mas é situação que teremos de enfrentar na eleição.”
Há 12 anos à frente do governo do País, o PT ainda é afetado pela repercussão negativa do Mensalão, esquema de compra de apoio de parlamentares no primeiro governo de Lula no Palácio do Planalto.

Condenados no STF (Supremo Tribunal Federal) pela participação no Mensalão, petistas ilustres como o ex-ministro José Dirceu e os ex-deputados federais José Genoino e João Paulo Cunha cumprem pena atualmente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;