Diarinho Titulo Fique por dentro
Boi Festeiro
Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
19/08/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Um dos representantes mais famosos do folclore brasileiro, o Bumba Meu Boi mais parece caldeirão cheio de ingredientes culturais, que reúne música, teatro, dança, artesanato, superstições, entre outras manifestações populares. E você, por acaso, conhece a história narrada por ele?

A versão mais conhecida da comédia conta que a negra Catirina estava grávida e teve vontade de comer a língua do boi preferido do dono da fazenda. O marido Pai Francisco atende ao pedido e mata o animal. Ao descobrir, o fazendeiro fica irado e manda prendê-lo. Francisco pede perdão, que só será dado se o bicho ressuscitar. Então, são convocados o médico, o padre e o pajé. E como mágica, o boi revive ao fim da trama, deixando todos felizes.

Não se sabe ao certo como o festejo do Bumba Meu Boi foi criado. É possível que tenha surgido na época da colonização ou no século 19, unindo a cultura do negro africano à indígena e europeia. Está presente em vários Estados, onde tem características e nomes diferentes. No Maranhão é Boi ou Bumba Meu Boi; no Amazonas e Pará, Boi-Bumbá; em Pernambuco, Cavalo-Marinho ou Boi-Calemba; no Ceará, Boi-de-Reis ou Boi-Surubi, no Paraná e Santa Catarina, Boi-de-Mamão; no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul é Boizinho.

A festa também ocorre em épocas distintas, dependendo da região: no Natal, na Semana Santa (entre março e abril), durante as comemorações juninas ou ainda de julho a outubro. Mas qualquer que seja a data ou o lugar, a celebração do Bumba Meu Boi é sempre muito colorida e alegre e vale a pena ser conferida!

 

Festa no Amazonas

Em Parintins, no interior do Amazonas, acontece famosa festa do Boi-Bumbá (como o Bumba Meu Boi é chamado na região Norte), que atrai milhares de turistas brasileiros e de outras partes do mundo. Durante o festival - que acontece no fim de junho -, as pessoas se dividem em duas grandes torcidas: a do boi Caprichoso (representado pela estrela e cor azul) e a do Garantido (que tem como símbolos o coração e o vermelho). Os dois grupos apresentam superespetáculo no bumbódromo (arena enorme com arquibancadas) com direito a elaboradas alegorias, fantasias, músicas e coreografias. A representação dos bois dura várias horas e é avaliada por jurados, que escolhem o vencedor do prêmio.

Saiba mais:

Folclore é o conjunto de tradições culturais criadas pelo povo. Inclui música, dança, artesanato, culinária, vestuário, medicina caseira, festas, crenças, brincadeiras, lendas, superstições e costumes passados de uma geração à outra. Quarta (22) é Dia do Folclore. Foi em 22 de agosto de 1846 que o britânico William John Thoms usou pela primeira vez a palavra folk-lore - folk (povo) e lore (sabedoria).

2011, o Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como Patrimônio Cultural do Brasil. Significa que é manifestação popular importante e, por isso, precisa ser protegida e incentivada pelos governantes e população.

 

Consultoria de Sergio Ferretti, antropólogo e professor da Universidade Federal do Maranhão.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;