Economia Titulo Inesperado
Inflação no Reino Unido sobe 2,6% no ano até julho 2012
14/08/2012 | 08:53
Compartilhar notícia


O índice de preços ao consumidor (CPI na sigla em inglês) do Reino Unido inesperadamente subiu 2,6% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, depois da alta anual de 2,4% registrada em junho, segundo dados do Escritório para Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês). Os economistas consultados pela Dow Jones previam que a inflação anual ficaria estável em 2,4% em julho.

 

Em base mensal, o CPI subiu 0,1% em julho, após o declínio de 0,4% em maio. O ONS afirmou que essa foi a primeira vez que o índice subiu entre junho e julho desde que foi lançado, em 1996.

 

Um representante do ONS afirmou que o aumento da taxa anual de inflação reflete a maior alta nas tarifas aéreas entre os meses de junho e julho desde 2004. As flutuações sazonais nas tarifas são normais e não está claro se o aumento tem relação com o crescimento da demanda em razão dos Jogos Olímpicos de Londres, disse. A queda menor do que a esperada nos preços de vestuário e calçados também contribuiu para a inflação mais alta.

 

Medidas alternativas de inflação também subiram. O núcleo do CPI, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, aumentou 2,3% em julho, sobre o mesmo mês do ano passado, após o avanço anual de 2,1% em junho. O índice de preços no varejo, uma medida ampla de inflação, aumentou 3,2% em julho, em seguida à alta anual de 2,8% em junho. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;