Setecidades Titulo Santo André
Defensoria flagra menores em situação irregular em DP

Greve de agentes da Fundação Casa atrasa encaminhamento para unidades socioeducativas

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
17/04/2014 | 11:31
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Em visita rotineira ao 1º DP (Centro) de Santo André, a Defensoria Pública da cidade constatou cinco adolescentes em uma pequena cela temporária – os chamados corrós – detidos há mais tempo do que determina a lei, enquanto aguardam transferência para a Fundação Casa.

O máximo de permanência nesses locais para menores apreendidos em flagrante é de cinco dias; há jovens que estão há 12, segundo a Defensoria. Ainda há outros dois menores: um que completa hoje seu sexto dia no local e outro que entra em seu quinto dia.

A dificuldade para encaminhar esses adolescentes se deve à greve dos agentes da Fundação Casa, iniciada dia 10. A categoria reivindica reajuste salarial e segurança no trabalho. A entidade admite que, diante do período de paralisação, “para não comprometer o funcionamento interno dos centros socioeducativos, a Fundação Casa tem cedido poucas vagas”.

A audiência de julgamento sobre a greve acontecerá na quarta-feira, no Tribunal Regional do Trabalho. A Justiça determinou que 70% dos servidores fossem mantidos em serviço.

O defensor que apurou o fato, Marcelo Carneiro Novaes, ressaltou a irregularidade da situação. “Os adolescentes estão expostos a situação totalmente imprópria, ficando em uma cela que mede, talvez, 6 m², sem iluminação, com cheiro de urina. O Poder Judiciário não pode anuir com essa ilegalidade”, frisou.

Na tarde de ontem, a defensora pública Danielle Barbosa foi ao Fórum andreense para pedir a liberação dos jovens e foi informada que a ordem de transferência à presidência da Fundação Casa já havia sido expedida na terça-feira. No entanto, apenas dois menores conseguiram encaminhamento. “Espero que a liberação dos demais aconteça em breve. Se houver mais algum tipo de demora, a Defensoria vai tomar as medidas pertinentes”, disse Barbosa.

Expectativa também por parte do delegado titular do 1º DP, Lupércio Antonio Dimos. Ele alega que somente três garotos, e não sete, estavam, ontem, há mais de cinco dias no local. “Com muitos adolescentes aqui pode haver uma discussão entre eles e afetar o trabalho do plantão”, disse.

A Fundação Casa disponibiliza vagas de internação – que pode ser provisória – segundo a solicitação da Vara da Infância e Juventude, que decreta a medida socioeducativa a ser aplicada. Após pedido formal, a instituição tem até 24 horas para liberar uma vaga, preferencialmente na região de moradia e desde que haja disponibilidade.

Em Santo André, há duas unidades de internação para jovens infratores, que somam 112 vagas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;