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Vendas no comércio crescem 5% no Dia dos Pais
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
14/08/2012 | 07:30
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Ari Paleta/DGABC


O Dia dos Pais rendeu bons resultados para o varejo da região. As vendas nas lojas do Grande ABC cresceram cerca de 5% na comparação com a data no ano passado, conforme afirma o presidente da Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Valter Moura. "É um ótimo índice considerando a atual conjuntura econômica. As pessoas não deixam de comprar, no entanto, fazem em menor quantidade para quitar as dívidas", explica.

Segundo o representante da entidade, o Dia dos Pais tem mostrado, por meio das comercializações, crescimento gradativo ano a ano. "O que não podemos é comparar a data com o Dia das Mães, muito mais apelativo para o comércio, além de rentável. Há presentes para as mulheres, como geladeiras e máquinas de lavar, que possuem maior valor agregado", pontua Moura.

Os lojistas instalados em Mauá obtiveram desempenho parecido. As compras pagas à vista aumentaram 4% em relação ao ano passado. No entanto, as aquisições a crédito e com cheques caíram 35% entre os dias 1º e 12 quando comparado com 2011.

Para o presidente da Aciam (Associação Comercial e Empresarial de Mauá), Antonio Corrêa, o cenário reflete a preocupação dos clientes em assumir novas dívidas, por isso, optam por fazer suas aquisições à vista. "Aos poucos os consumidores estão voltando às compras, porém com mais cautela", adverte.

No País, o desempenho do comércio foi ainda maior. As vendas cresceram 6% na semana da data (do dia 6 a 12), na comparação com a semana equivalente de 2011 (8 a 14 de agosto), conforme aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Apesar da expansão, o percentual verificado neste ano foi menor do que os 8,8% observados no ano passado.

Para os economistas da Serasa, mesmo crescendo menos do que em 2011, o Dia dos Pais apresentou bom resultado. O consumidor que se retraiu nas novas compras desde o início do ano, em razão do endividamento, agora mostra sua disposição de gradualmente voltar ao consumo. No mês passado, a demanda do consumidor por crédito mostrou melhora e, além disso, se intensificaram os processos de renegociação de dívida, abrindo fôlego extra para o consumo.

SÃO PAULO - Ao contrário do verificado na análise nacional, as vendas realizadas na Capital superaram as de 2011. Houve avanço de 7,4%, contra 6,3% no ano anterior.




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