Política Titulo São Caetano
Edgar pede debate de propostas
Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
12/08/2012 | 07:04
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


O candidato à Prefeitura de São Caetano do PT, vereador Edgar Nóbrega, foi o primeiro postulante ao Palácio da Cerâmica a lançar programa de governo. Ontem o petista classificou o evento como inauguração da fase da campanha de apresentação de propostas, disse que os adversários não têm projetos e os chamou para o debate.

"Estamos encerrando o momento de apresentação e começando outro. Gastamos dois meses conversando com muitas pessoas, ouvindo especialistas para organizar as propostas. Basicamente, nos baseamos em três eixos: acabar com a inoperância desse governo, novo ciclo de propostas criativas e novo modelo de gestão transparente", definiu.

Coordenador da montagem da peça, Marcos Godinho destacou como ponto forte a junção de olhares populares e de especialistas. "Ninguém é dono da verdade, mas esse programa de governo é resultado da expectativa de propostas e da junção desses olhares. São medidas criativas alinhadas ao modelo característico do PT", destacou Godinho. Incluído na repartição de Mobilidade Urbana, ele destacou a adaptação em ônibus públicos para bicicletas utilizadas no Canadá. "Não se gasta dinheiro com isso. É só ter vontade de governar para as pessoas."

Em breve análise das campanhas concorrentes, Edgar disse que os prefeituráveis Regina Maura Zetone (PTB) e Paulo Pinheiro (PMDB) protagonizam uma disputa por metros quadrados de comitês e bandeiras na cidade. "Nós temos uma campanha criativa, com propostas. É bom divulgarmos o programa de governo agora porque assim eles podem copiar minhas propostas", alfinetou, sem citar o também prefeiturável Fernando Turco (Psol).

O prefeiturável ainda lembrou promessas de Regina de colocar corrimão nas calçadas, incentivar a construção de garagens subterrâneas e parques públicos. "Não vamos fazer propostas pirotécnicas nem reproduzir o que não foi cumprido. Nosso programa de governo é factível", disse. Sobre a intenção da petebista em dar incentivo fiscal para seduzir empresas ao município, o petista classificou de "velha política". Entretanto, colocou o diálogo com a Petrobras, que cogita retirar tanques de combustíveis da cidade, para cobrar contrapartida e oferecer benefícios. "A Petrobras é campeã em parcerias e representa 40% do recolhimento de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), mais do que a própria GM. Nesse governo, falta ousadia de cobrar parcerias com a União e o Estado."

Na linha analítica da gestão José Auricchio Júnior (PTB), o petista reclamou da implantação da coleta seletiva tardiamente e da falta de intervenções viárias. "Tiveram oito anos para fazer e não fizeram, é uma coleta de lixo eleitoreira. Ela (Regina) disse que vai fazer um parque na Fundação (antigo espaço Matarazzo) porque faria agora. Nenhuma via chega à Anchieta ou Avenida dos Estados. Dá vergonha. São Caetano tem muita coisa para se fazer sim, se engana quem pensa o contrário."

O lançamento do programa de governo ocorreu ontem em um hotel no bairro Santa Paula com a presença do candidato a vice, Santo Crociari, além de postulantes ao Legislativo e militantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;