Política Titulo Promessa
Salles prevê limpar
Rio Tamanduateí

Prefeiturável pelo PDT assegurou desassoreamento nos
nove quilômetros em parceria com o governo do Estado

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
11/08/2012 | 07:27
Compartilhar notícia


Em caminhada pelo comércio do bairro Santa Terezinha, o candidato ao Paço de Santo André pelo PDT, Raimundo Salles, afirmou que, se eleito, executará, em parceria com o governo do Estado, o desassoreamento no Rio Tamanduateí para amenizar problemas históricos de enchentes no entorno da passagem para o 2º Subdistrito.

Para o pedetista, a intervenção, por ser simples, pouco onera o erário, bastando somente interlocução. “Ali é gigantesco piscinão natural. O custo-benefício é eficaz, pois, além da falta de espaços, novos reservatórios têm gastos com manutenção.”

O convênio faz parte do plano de governo de Salles por meio de articulação junto ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), órgão gestor dos recursos hídricos de São Paulo. O processo resultaria, teoricamente, no aumento da vazão do rio ao retirar o acúmulo de lixo, entulho e outros detritos depositados no fundo, com o uso de máquinas. O rio passaria a suportar mais água, atenuando inundações em épocas de grande quantidade de chuvas. “Hoje o rio está um esgoto”, disse Salles.

O levantamento promovido pela campanha prevê que é possível captar 720 mil metros cúbicos de material a ser retirado, o que, em contrapartida, abriria espaço para passagem da água. O cálculo leva em consideração a extensão de nove quilômetros do rio nas dependências de Santo André, com largura média de 25 metros e três metros de altura de assoreamento. “Não é mágica, é trabalho o que atualmente falta. Seria a mesma atuação realizada nos rios Tietê (São Paulo), Tâmisa (Londres, Inglaterra) e Sena (Paris, França).”

A promessa se deu aos comerciantes que reivindicaram ações do poder público em relação às enchentes, recorrentes no local. Outras complicações citadas eram referentes ao alto índice de criminalidade e ao trânsito, mesmo fora do horário de pico. “É preciso agir no centro da dificuldade dos munícipes. Não adianta fazer maquiagem em praças”, disse, em crítica ao governo Aidan Ravin (PTB).

Salles garantiu que implantará sistema de monitoramento eletrônico de segurança na redondeza, de câmeras 24 horas, que poderiam ser acessadas pela internet. Em Mobilidade Urbana, o pedetista propôs a construção de alça no Viaduto Castelo Branco para sobrepor o rio. “Farei o projeto Santo André do Futuro, como teve em São Bernardo na época do William Dib (PSDB, 2003-2008).”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;