Palavra do Leitor Titulo Artigo
Veja erros comuns e evite a malha fina

Mesmo fazendo parte de nossa rotina há muitos anos, a declaração do Imposto de Renda ainda gera dúvidas e amedronta grande parte dos brasileiros

Do Diário do Grande ABC
13/03/2014 | 08:31
Compartilhar notícia


Artigo

Mesmo fazendo parte de nossa rotina há muitos anos, a declaração do Imposto de Renda ainda gera dúvidas e amedronta grande parte dos brasileiros. Falta de organização dos documentos, descuidos com os prazos disponíveis e, por incrível que pareça, erros infantis fazem com que muitos caiam na temida malha fina e tenham transtornos para obter a restituição. Por isso, brasileiros, adiantem-se com o levantamento dos dados para que o famoso ‘deixar tudo para a última hora’ não prejudique.

Como já é do conhecimento de todos, nos meses de março e abril (neste ano, entre 6 de março e 30 de abril, por conta do Carnaval) todos aqueles que tiveram rendimentos tributáveis acima de R$ 25.601,70 em 2013 terão de prestar contas à Receita Federal. É importante que todos estejam atentos aos prazos. Aos que descumprirem as determinações, um aviso: quem não declarar durante os dois meses disponibilizados pelo órgão responsável terá de pagar multa de, pelo menos, R$ 165,74 pelo atraso, com o valor podendo chegar a 20% do Imposto de Renda devido.

Entre os erros mais comuns, está um dos responsáveis por provocar contratempos, inclusive às empresas: o arredondamento dos valores. Embora muitos não saibam, a coleta de dados da Receita é extremamente precisa e detalhada. Ou seja, cada centavo deve ser especificado, já que arredondar os dados, para mais ou para menos, pode gerar divergências e ser entendido como tentativa de burlar o sistema. Tanto pessoas físicas quanto bancos, seguradoras, planos de saúde e demais instituições devem tomar esse cuidado, que parece simples, mas é responsável por gerar desentendimentos com o Leão.

Ainda falando para as empresas, outro equívoco presente nas declarações de IR é o conflito nas informações contidas no CNPJ do estabelecimento e no CPF do proprietário – estes dados estão atrelados e qualquer desencontro pode ser comprometedor. Já no caso específico de pessoas físicas, o ‘excesso’ pode atrapalhar: não é incomum encontrarmos a inclusão de filhos como dependentes nas declarações tanto do pai quanto da mãe. Isso gera duplicidade de informações, o que também é identificado pela malha fina.

Atenção aos prazos, organização dos documentos e, claro, conhecimento dos erros mais comuns são fundamentais para que imprevistos sejam evitados. Apenas com alguns cuidados e algumas horas dedicadas, o brasileiro conseguirá cumprir seu papel, sem se complicar em procedimento tão rotineiro.

Dora Ramos é especialista em contabilidade, finanças pessoais e diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial.

Palavra do leitor

Destaque?
Toda vez que a televisão mostra alguma reunião do STF (Supremo Tribunal Federal) podemos observar que o ministro Joaquim Barbosa está sempre em pé atrás de sua cadeira, ao contrário dos seus colegas, que estão sempre sentados. Por que será?
Luiz Roberto Batista
São Bernardo

Voto neles!
Na próxima eleição meu voto para presidente vai ser para o Barbosão, e sua vice deve ser a juíza Patrícia Pires. Espero que os dois nunca traiam esse meu voto de confiança.
Breno Reginaldo Silva
Santo André

Atrasados
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, vai mandar apurar por que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não determinou o pagamento dos benefícios da aposentadoria a partir da Quarta-Feira de Cinzas? Como assim? Não tem que apurar nada, pois o próprio presidente do INSS, Lindolfo de Oliveira Sales, subordinado ao ministro, declarou que o volume de dinheiro, que é enviado aos bancos, é muito grande e é preferível o governo ganhar do que os bancos. Dessa forma, foi prejudicado inclusive quem recebe o equivalente ao salário-mínimo! A conclusão a que se chega é que o governo, que distribui dinheiro ‘a rodo’ a tiranos amigos, quer que seu povo se lixe!
Aparecida Dileide Gaziolla
São Caetano

Medicamentos
Há muito tempo retiro medicamentos para meus pais em uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Mas ultimamente volto de mãos abanando e ainda tenho de ouvir que ‘não chegou e não tem previsão’. Acho que deveriam colocar uma gravação, para não cansar os funcionários, afinal, virou rotina. Estou desempregada, minha mãe não tem direito à aposentadoria e meu pai recebe um salário. Enfim, só quero esclarecimento por parte da Prefeitura de São Bernardo. O que está havendo? A verba acabou ou foi transferida, por exemplo, para a construção do Museu do Trabalhador, tão importante para a história do País?
Kioko Sakata
São Bernardo

Dois assentos
Gostaria de saber se o decreto assinado pelo governador Geraldo Alckmin que prevê reserva de dois assentos por ônibus para os idosos está valendo para o Grande ABC, ou só para a Capital? Não endendi direito. Esta lei não serve de uma cidade para outra? Por exemplo, de São Bernardo para São Paulo? Ou de São Bernardo para São Caetano? Tenho mais de 60 anos, fui pegar ônibus e trólebus (EMTU) e o motorista e na própria bilheteria disseram que esta lei não estava valendo na região. Confirma esta notícia? EMTU, aguardo retorno.
Gil Pereira Silva
São Bernardo

Sábia decisão
Sábia essa decisão de Joseph Blatter de excluir os tradicionais discursos da cerimônia de abertura da Copa para evitar as imensas e prolongadas vaias que certamente ocorreriam. Usou a cabeça, pois quem tem cuca, tem medo.
Ronaldo Gomes Ferraz
Rio de Janeiro

PMs desarmadas?
Se desarmarem a Polícia Militar de todo o Brasil, como mostra ter intenção o governo de Dilma Rousseff, daí mesmo é que ficaremos nas mãos de todos os tipos de criminosos. Significa que não bastam a legislação frouxa que não apena bandido; a progressão de pena que os coloca na rua; a impunidade que incentiva a criminalidade, os políticos querem deixar-nos entregues à mercê dos facínoras sem ter a quem pedir ajuda! Eu quero a Polícia Militar bem treinada, bem equipada e muito bem remunerada, isso sim! Este País necessita de mudanças urgentemente!
Mara Montezuma Assaf
Capital
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;