Política Titulo São Bernardo
Auditoria pode ser resgatada na Câmara

DEM e PSD querem pressionar Tião a contratar empresa para averiguar custo de sede legislativa

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
12/03/2014 | 07:10
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


DEM e PSD se organizam para pressionar o presidente da Câmara de São Bernardo, Tião Mateus (PT), a admitir empresa para auditar contrato do Legislativo com a Cronacon Construtora para erguer nova sede legislativa. Projeto idealizado pelo ex-chefe da Casa Hiroyuki Minami (PSDB) consumiu mais de R$ 34 milhões dos cofres públicos e foi entregue no fim de 2012.

Na semana passada, o vereador Rafael Demarchi (PSD) sondou a base aliada para resgatar o tema. A intenção é coletar assinaturas suficientes para aprovação de novo requerimento solicitando averiguação nos gastos para a obra – são necessárias 15 rubricas. O tema pode voltar à tona na sessão de hoje.

Também apresentado por DEM e PSD, o primeiro requerimento orientando a mesa diretora a contratar firma especializada para checar o acordo com a Cronacon foi aprovado em abril. Dentro desses 11 meses, Tião pediu orçamento a quatro empresas, mas valores considerados altos pelo petista fizeram com que o assunto fosse engavetado.

Nos bastidores, fala-se de acordo entre o governo Luiz Marinho (PT) e Minami para não levar a auditoria adiante. A reciprocidade foi vista quando o tucano foi o único da bancada de oposição a não assinar requerimento para abertura da CPI dos Uniformes para investigar fraude e superfaturamento na licitação para compra de kits escolares em 2009.

Minami justificou que a CPI não poderia ser personalista e que seria necessário aguardar o término da apuração do Gaeco ABC (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). Agora, articula ter sua própria CPI dos Uniformes.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;