Setecidades Titulo Mobilidade
Zona Azul pode ser paga via smartphone

Santo André disponibiliza aplicativo para adquirir créditos do estacionamento rotativo

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
12/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Motoristas que utilizam vagas de estacionamento rotativo em Santo André poderão comprar créditos previamente e acioná-los via smartphone ou SMS (mensagem de texto) no momento em que pararem o carro. A novidade, que já está disponível, é chamada de Vaga Inteligente e promete facilitar o uso da Zona Azul na cidade.

Para utilizar o sistema, é necessário baixar o aplicativo no shmartphone, ou, para quem utilizar via celular sem internet, acessar o site www.vagainteligente.com.br e cadastrar telefone e placa do carro, além do número do cartão de crédito, de onde é debitado o valor. Pode-se cadastrar mais de um veículo no mesmo cartão.

A partir daí, é possível acessar os créditos previamente adquiridos de três formas: via aplicativo, via SMS ou ainda pela central de atendimento. Basta informar a placa do carro e escolher o período conforme as possibilidades do rotativo (30 minutos, uma hora, uma hora e meia e duas horas). A tarifa é de R$ 0,60 por 30 minutos.

Segundo o diretor da Hora Park, empresa responsável por operar a Zona Azul na cidade, Adelcio Antonini, apesar de não haver papel no vidro do carro, o motorista não será multado. “As operadoras terão acesso ao sistema e irão verificar a placa do veículo estacionado para saber se ele utilizou o aplicativo”, explica.

As demais formas de pagamento do rotativo, por meio do parquímetro com moedas ou com cartão, continuam em vigor. “Trata-se de mais uma opção para quem utiliza o estacionamento na cidade.”

AMPLIAÇÃO

Segundo o prefeito Carlos Grana (PT), Santo André contava com 2.200 vagas no início de seu mandato. Em pouco mais de um ano, o número saltou para 3.200. A meta da administração é ampliar para 3.800 até o fim do ano. “O foco é o centro expandido, para dar mais opções para quem utiliza o carro e necessita do estacionamento.”

As avenidas Carijós e Dom Pedro I foram as primeiras a integrar a ampliação. Também devem ser criadas vagas no bairro Jardim e nas vilas Assunção, Bastos e Gilda.

SOCIAL

Atualmente, 52% do lucro obtido com o rotativo é destinado ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

Além disso, ontem foi entregue ao Projeto Crer o valor arrecadado no dia 20 de dezembro, quando foi promovida a campanha Estacionamento Solidário, que reverteu a renda obtida na Zona Azul para a entidade. O montante doado foi de R$ 20.749,45 e ajudou a pagar o 13º salário dos funcionários.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;