Automóveis Titulo Comparativo
Comparativo: Clio X up! X Palio Fire

Escassos de itens de série, Clio, Up! e Palio Fire
disputam os consumidores de orçamento apertado

Lukas Kenji
Do Diário do Grande ABC
12/03/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


“Pelado todo mundo gosta, todo mundo quer.” Que ultraje! Estamos falando de carros, o desejo é justamente o oposto. Pacote completo! Nada disso, a grana está apertada. Tem que comprar carro nu e tirar a mão do bolso. Fazer o quê? Aqui, segmento de entrada é assim... 

O anúncio mostra o Fiat Palio Fire como o mais barato. Mas como a intenção é um quatro-portas, um olhar mais atento revela que o Renault Clio é mais em conta. Pois bem, o primeiro sai por R$ 26.520 e o outro custa R$ 25,7 mil. Mas não tem um outro carrinho por ai que tá em tudo quanto é propaganda? Ah, sim, o Volkswagen Up!. Mas a versão inicial (take up!) pede R$ 28,9 mil. Fica pesado. Será que vale a pena?

Bem, ele é o carro com menor índice de reparabilidade do País, segundo o CAR Group, do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Tirou as cinco estrelas possíveis nos testes de impacto do Latin Ncap para a segurança de ocupantes adultos. Também é o mais econômico entre os concorrentes. Testes do Inmetro indicam, por exemplo, que quando bebe gasolina faz 13,2 km/l em ciclo urbano e 14,3 km/l na estrada. Bom esse motor de três cilindros bicombustível que desenvolve 82 cv e 10,4 mkgf, no etanol. Forma o melhor conjunto do comparativo junto ao câmbio manual de cinco marchas justo e que privilegia o consumo.

O câmbio do Clio emperra um pouco, mas o propulsor de 80 cv e 10,5 mkgf (álcool) é o mais equilibrado da disputa. O Palio tem o trem de força menos ajustado, com bloco que proporciona 75 cv e 9,9 mkgf. Mas é quem oferece melhor pacote de componentes, isto é, quem disponibiliza mais opcionais. Muitos itens de Up! e Clio são acessíveis apenas em versões superiores.

Mas olha só, o Clio é o mais espaçoso. Tem 2,47 metros de entre-eixos, sendo o mais amigável às pernas. Já o Palio, apesar de ter o maior comprimento (2,82 m), tem o menor entre-eixos, com 2,37 m. E o tal de Up!, eita carrinho compacto – mas que surpreende. O porta-malas, de 285 litros, por exemplo, é só cinco litros menor que o Palio. Mas nem pense em oferecer carona a quatro camaradas, a não ser que eles já estejam acostumados ao aperto dos metrôs e trens. Nem no comercial do Volks tentaram colocar cinco ocupantes para have fun...

No acabamento, porém, o carrinho se engrandece. Muito superior aos adversários de plataformas ultrapassadas. A comparação também vale para dirigibilidade, ergonomia e suspensão. 

Adendos: o Palio é o pior hatch em reparabilidade, enquanto o Clio teve apenas três estrelas no teste de impacto. Já o Up! tem revisões a preço fechado, assim como o Renault. O VW pode se vangloriar ainda de ter o menor valor médio de seguro, segundo projeção da Minuto Seguros a pedido do Diário. Xeque-mate!

Veredicto

Mais econômico e seguro. Menor preço de reparabilidade e de seguro. Revisões programadas com preço fechado e o trem de força mais acertado do comparativo. Não tem como não dar vitória ao Volkswagen Up! na versão take up!. A crítica é para o preço – R$ 28,9 mil é muito. São R$ 3.200 a mais em relação ao Renault Clio que, apesar de ser barato, econômico e espaçoso, sofre do mesmo mal que o Fiat Palio Fire. São projetos arcaicos, que oferecem pouco conforto a um consumidor que se esforça muito para comprar seu carro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;